Ramboll Environ Brasil começa a atuar junto ao setor de energia eólica

, Política
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Empresa oferece consultoria e serviços de gestão e engenharia ao mercado eólico nacional em 2016, trazendo experiência adquirida na participação em 65% dos projetos mundiais. Serviços vão dos estudos de viabilidade até a entrega dos parques eólicos, integradas à matriz energética

A produção de energia eólica representa mais de 2,5% do uso total de energia elétrica em todo o mundo e sua participação vem crescendo em mais de 25% ao ano. Uma das principais vantagens desta fonte de energia é ser renovável, com perto de zero emissões e limitado impacto sobre o meio ambiente.

Com mais de 30 anos de experiência e participação em 65% dos projetos globais do setor eólico, a Ramboll Environ está estruturando uma equipe de profissionais no Brasil para oferecer consultoria e serviços para as empresas e instituições ligadas à produção eólica, que também apresenta forte expansão no País, onde é a terceira maior fonte de geração renovável e alcançou os atuais 8,71 GW de capacidade instalada, segundo a Abeeólica – Associação Brasileira de Energia Eólica (www.abeeolica.org.br).

“A participação eólica tende a crescer de modo significativo para fortalecer a matriz energética nacional. Isto porque o Brasil apresenta ventos constantes, sem grandes rajadas, e volatilidade em torno de apenas 5%, o que favorece muito a ampliação da geração. Outro fator que contribui para este crescimento é a crise hídrica, que atingiu diversas regiões do País, mostrando a fragilidade de manter o sistema energético focado majoritariamente na produção hidrelétrica”, Eugenio Singer, diretor geral da Ramboll Environ Brasil. Segundo ele, este cenário fez com que a Ramboll Environ decidiu que chegou o momento de trazer sua expertise em todas as etapas dos projetos eólicos para o País.

A Ramboll Environ Brasil tem profissionais altamente qualificados em seus centros de competência em todo o mundo, que trabalham de maneira integrada para compartilhar conhecimento e experiências. Esta postura garante que a empresa seja referência mundial em qualidade e eficácia na atuação em projetos eólicos. Isto porque seus projetos sempre aliam as competências globais à capacidade de inovação e adaptação para atender às diferentes demandas de países e regiões.

A companhia dinamarquesa oferece consultoria e gestão (técnica, econômica e ambiental), com serviços e metodologias que contemplam todas as diferentes etapas de um projeto eólico: análise de viabilidade; planejamento de gestão, viabilidade e monitoramento socioambiental; seleção de fornecedores e tecnologias; comissionamento; operação; elaboração e análise de contratos de aquisição e de gestão; testes WTG (Wind Turbine Generation); monitoramento constante do desempenho, gestão de relacionamentos e de riscos; entre outros serviços. Outro diferencial da Ramboll Environ são as soluções de engenharia para os parques eólicos onshore e offshore, que incluem a infraestrutura elétrica; civil – design estrutural e geotécnico, construção de fundações, em concreto e ancoradas em rocha, bem como específicas para geração no mar; e logística, entre outras.

“Temos especialistas preparados para lidar com a diversidade de stakeholders, bem como com questões econômicas, técnicas e socioambientais, envolvidas nos processo, desde a idealização do projeto até a as turbinas entrarem em funcionamento, integradas aos demais sistemas que compõem a matriz energética. Podemos gerir riscos e incertezas de forma sistemática, baseados em análises constantes e assertivas de tecnologias, metodologias, benefícios e custos, de modo a contribuir para agilizar e tornar mais eficazes, sustentáveis e rentáveis as iniciativas eólicas”, reforça Singer.

A Ramboll Environ conta com diversos centros de pesquisa e desenvolvimento globais e 12.800 profissionais especializados, distribuídos em uma rede de 300 escritórios distribuídos em 35 países, inclusive em território nacional, prontos a participar de projetos de gestão estratégica, operacional e socioambientais de empresas de todos os setores da matriz energética nacional (hidroelétrico, eólica, solar, biomassa, termoelétrico, óleo e gás, etc). Além disso, a empresa trabalha com parceiros estratégicos como, por exemplo, a Kjeller Vindteknikk, consultoria norueguesa especializada em serviços de monitoramento e análise de medições de vento, incluindo uma variedade de avaliações adaptadas às fases de desenvolvimento específicas de um projeto de energia eólica.

Casos de atuação no mundo
Para que conheça alguns dos principais cases da Ramboll, acesse os links abaixo:
• Fosen Statkraft Portfolio (700 MW) – Noruega (2014-2016)
• Ytre Vikna 2 Wind Farm (180 MW) – Noruega (2013-2015)
• STATKRAFT – Noruega (2015 – em andamento)
• PEIKKO GROUP – Finlândia (2012 – em andamento)
• Rammeldalsberget Wind Farm (20 MW) – Suécia (2013-2015)