Russos criam projeto de plataforma flutuante de energia nuclear para drones subaquáticos

, Inovações, Tecnologia

Cientistas da firma de design Malakhit, da Rússia, desenvolveram o projeto conceitual de uma plataforma de energia nuclear flutuante capaz de transportar e carregar a bateria de drones subaquáticos, segundo informou o chefe da empresa na terça-feira (6), durante o fórum militar Army-2016.

“Estudantes, juntamente com jovens profissionais da Malakhit (…) desenvolveram um conceito cuja ideia é criar uma plataforma universal que possa permitir a utilização de veículos submarinos não tripulados”, disse Vladimir Dorofeyev, um dos participantes do evento técnico-militar que acontece na região de Moscou até o dia 11.

Segundo Dorofeyev, as funções de amplo alcance da plataforma exigem que ela seja desenvolvida com tecnologia de propulsão nuclear e independente de ar, devido aos baixos níveis de autonomia energética dos drones subaquáticos.

“Este conceito visa combinar as melhores qualidades da plataforma móvel: a capacidade de levar esses veículos para o local de seu uso, e ao mesmo tempo proporcionar-lhes eletricidade, manter a sua prontidão técnica e ler dados a partir deles”, afirmou o diretor da empresa russa.