China saúda acordo de projeto nuclear na Grã Bretanha

, Negócios, Notícias

A China saudou na sexta-feira (30) a assinatura dos acordos finais para o projeto nuclear Hinkley Point C (HPC), dizendo que o acordo é de interesse de todas as partes.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang, fez o comentário em uma coletiva diária de imprensa.

A Companhia Geral de Energia Nuclear da China (CGN, em inglês) anunciou na quinta-feira (29) que assinou todos os acordos finais para o projeto HPC e um conjunto de acordos relacionados com os projetos de Sizewell C e Bradwell B, com a companhia francesa de energia, EDF, e o governo britânico.

Isso significa que todas as aprovações governamentais e comerciais necessárias foram completadas para o Hinkley Point C e que o projeto pode avançar, depois de dois meses de atraso.

O projeto tido como bandeira da “época dourada” das relações sino-britânicas localiza-se em Somerset. Trata-se de um projeto conjunto entre a CGN e a EDF. A CGN terá uma participação de 33,5%.

Geng disse que o projeto HPC é um feito importante da China, Grã Bretanha e França baseado no espírito de benefício mútuo e cooperação ganha-ganha.

A China está disposta a trabalhar com a Grã Bretanha e a França para assegurar a implementação estável do projeto HPC e outras coperações de energia nuclear concordadas pelos três lados, disse.

Sendo o primeiro projeto de energia nuclear da Grã Bretanha em mais de 20 anos, o projeto HPC representa o reinício da indústria britânica de energia nuclear e a pavimentação do caminho para outros projetos semelhantes no país.

Deixe uma resposta