Petrobras anuncia aliança com Total na área de Gás & Energia

, Mercado, Negócios, Notícias

Parceria, que também envolve segmento de Exploração & Produção, prevê avalição conjunta de oportunidades no Brasil e no exterior

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 24 de outubro, a assinatura de memorando de entendimentos com a Total para consolidação de aliança estratégica nas áreas de Gás & Energia e Exploração & Produção. Com a parceria, as empresas têm o compromisso de se comprometerem a avaliar em conjunto oportunidades no Brasil e no exterior nessas áreas de interesse mútuo, beneficiando-se da expertise que possuem em todos os segmentos da cadeia de óleo e gás.

Na área de Gás & Energia, as empresas vão desenvolver atividades conjuntas no segmento, incluindo energia elétrica. De acordo com a Petrobras, ao término da primeira fase do acordo, que abrange G&E e E&P, a parceria será ampliada para todos os segmentos da área de refino e gás natural. No anúncio da parceria, feito na Rio Oil & Gás, no Rio de Janeiro, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, revelou que o acordo pode inlcuir o desinvestimento em ativos dessas áreas. O CEO da Total, Patrick Poyanée, elogiou o tamanho do mercado brasileiro e acredita que até o fim deste ano a parceria já deverá ter dado algum fruto.

Atualmente, a Petrobras e a Total são parceiras em 15 consórcios de exploração e produção. Nove são localizados no Brasil e seis no exterior. Elas são sócias nos campos de gás de San Alberto e San Antonio/Itau, na Bolívia, além de terem parceria no gasoduto Bolívia-Brasil. Em E&P, elas são parceiras na área de Libra, o primeiro contrato no regime de partilha de produção, localizada no pré-sal da Bacia de Santos. No exterior, são parceiras no campo de Chinook, no Golfo do México nos EUA, no campo de águas profundas Akpo, na Nigéria.

Deixe uma resposta