Petrobras atinge produção 1 bilhão de barris de petróleo no pré-sal

, Mercado, Notícias

A Petrobras atingiu em novembro a marca de 1 bilhão de barris de petróleo produzidos no pré-sal. Essa produção acumulada ocorre seis anos após a entrada do primeiro sistema de produção na Bacia de Santos, no campo de Lula, e dez anos após a primeira descoberta em 2006.

No mesmo período, a produção de petróleo e gás natural em operação na camada pré-sal foi de 1,45 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed), um aumento de 2% em relação ao mês anterior. Já a produção média de petróleo no pré-sal foi de 1,16 milhão bpd, 1,5% superior ao mês anterior. Destaca-se um novo recorde na produção diária naquela província, ao produzir, no dia 09 de novembro, o volume de 1,25 milhão de barris de petróleo.

Com relação à produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 80,5 milhões m³/dia, 3,8% superior ao mês anterior devido ao melhor desempenho operacional das plataformas do Parque das Baleias e do FPSO Cidade Saquarema, além do retorno à operação do FPSO Cidade de Santos, após parada programada.

A produção média de gás natural no exterior, excluído o volume liquefeito, foi de 9,1 milhões m³/d, 5,3% inferior ao mês anterior, devido, principalmente, à parada para manutenção na plataforma de Hadrian South/Lucius.

Produção de petróleo e gás natural em novembro

A produção total de petróleo e gás natural, em novembro, foi de 2,86 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,74 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior.

A produção média de petróleo no país foi de 2,23 milhões de barris por dia (bpd), um crescimento de 2% em relação a outubro. Esse resultado se deve, principalmente, ao melhor desempenho operacional das plataformas que operam no complexo denominado Parque das Baleias e do FPSO Cidade Saquarema, instalado no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos. Outro fator positivo foi o início de operação de um novo poço conectado ao FPSO Cidade Maricá, também em Lula.

#GrupoMidia #GrupoMidia10Anos #FullEnergy #LiderancaEmEnergia #Energy #Energia #LiderancaEmGestao

Deixe uma resposta