Absolar marcou presença no maior evento mundial de energia solar fotovoltaica, em Shangai, na China

, Notícias

Em Shangai, na China, aconteceu a International Photovoltaic Power Generation Conference & Exhibition (SNEC 2017), o maior evento internacional do setor de energia fotovoltaica do mundo.

A abertura do SNEC 2017 contou com algumas das principais autoridades do setor fotovoltaico em âmbito mundial, institucionais, corporativas e acadêmicas, e também autoridades locais da China, em âmbito nacional, de província e municipal.

O evento teve um painel especial de abertura, com debate entre as principais associações do setor solar fotovoltaico internacional, incluindo Ásia, Oceania, Europa, Oriente Médio e Américas.

Destaque especial foi dado para os amplos planos de crescimento da Índia, atualmente com 12 GW instalados e com meta de 100 GW até 2022, e da China, atualmente com 75 GW operacionais e com meta de 150 GW até 2020.

 

ABSOLAR NA SNEC 2017
O setor fotovoltaico do Brasil marcou presença na conferência, com a presença da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). No painel de discussão do Global Solar Council, o presidente-executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, enfatizou a importância de ampliarmos a visão do setor solar fotovoltaico para uma ação global estruturada, incluindo Américas e África. O consenso dos membros tem sido por focar em políticas públicas e compromissos nacionais de longo prazo, estabilidade regulatória e promoção da solar fotovoltaica como ferramenta para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
No painel de CEOs ressaltou-se o papel da inovação para o avanço do setor: modelos de negócios, tecnologias e financiamento são áreas nas quais os negócios estão focando esforços com sucesso.
Analistas internacionais do mercado debateram o avanço do setor e fizeram projeções para 2017 e anos futuros: a expectativa é de entre 79 GW e 90 GW instalados em 2017, levando o mundo a praticamente 400 GW de capacidade total acumulada no final do ano, liderados por China, USA, Índia e Japão. O potencial de longo prazo está na faixa de 5.000 GW entre 2030 e 2050, dependendo das condições do mercado e da redução de custos do setor.

Os mercados com previsão de maior taxa de crescimento são América Latina e Oriente Médio.

 

WORKSHOP

 

A ABSOLAR participou como palestrante do Industry Workshop on Global PV Market – Outlook and Development Strategies, parte da programação oficial do Congresso do SNEC 2017, com a apresentação “PV in Brazil: Market Status, Opportunities and Challenges. O workshop também contou com a presença brasileira da Apex-Brasil, parceira da ABSOLAR nesta iniciativa, que trouxe um panorama macroeconômico do país e projeções de seus indicadores econômicos para os próximos anos.

 

GRUPO GCL

 

Os membros da ABSOLAR presentes na China aproveitaram a oportunidade de visita técnica à sede de uma das maiores empresas chinesas do setor, o grupo GCL (Golden Concord Limited), que atua no setor de forma verticalizada, realizando a fabricação do silício grau solar, wafers, células, módulos fotovoltaicos e também executando projetos de geração distribuída e centralizada.