DIRETO DA REDAÇÃO – leilão de quatro hidrelétricas, manutenção do Horário de Verão e início da operação dos maiores parques solares da América do Sul

, Notícias

Confira as notícias desta semana do Programa Direto da Redação, da Revista Full Energy.

 

Nesta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica realizou um leilão da concessão de quatro usinas hidrelétricas: Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande, todas hoje operadas pela Cemig. Juntas, elas têm capacidade de gerar 2.922 MegaWatts (MW) de energia.

 

E o resultado final foi comemorado pelo governo federal, já que o leilão atingiu  ágio médio de 9,73%, com pagamento total de bonificação  de 12,13 bilhões de Reais. Segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, “o setor de energia tem sido um exemplo que ilustra a atratividade e a recuperação da economia brasileira e também o interesse de investidores nacionais e internacionais seja no investimento em ativos existentes quanto na implantação de novos projetos de energia elétrica”.

 

A hidrelétrica de São Simão, entre Goiás e Minas Gerais, foi arrematado pelo grupo chinês Spic Pacif Energy PTY. As hidrelétricas de Jaguara, entre Minas Gerais e São Paulo, e a de Miranda, em Minas Gerais, ficaram com o Consórcio Engie Brasil Minas Geração. Já a hidrelétrica Volta Grande, entre Minas Gerais e São Paulo, foi arrematada pela Enel Brasil S.A.

 

***

O Horário de Verão está mantido, pelo menos para este ano. O Horário de Verão para este ano foi confirmado pelo governo, atingindo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com a decisão, o novo horário entra em vigor no dia 15 de outubro e se mantém até 17 de fevereiro de 1918. Mas é possível que a extinção do Horário de Verão volte à pauta, uma vez que ele não vem mais trazendo os mesmos benefícios de quando passou a ser adotado anualmente, na década de 1980.

 

***

E nessa semana, o Grupo Enel iniciou a operação de dois novos parques solares: Ituverava e Nova Olinda. Juntas, as duas plantas são capazes de gerar por ano 1.150 GWh de energia limpa, o que faz dos novos projetos da Enel Green Power os maiores parques solares em operação na América do Sul.

 

O Parque Ituverava está localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, no nordeste da Bahia, e ocupa uma área de 579 hectares. A planta é composta por cerca de 850 mil painéis solares que, em plena operação, serão capazes de produzir energia equivalente para 268 mil lares.

 

Já os números de Nova Olinda são ainda mais impressionantes! No parque, localizado na cidade de Ribeira do Piauí, região semiárida piauiense, foram instalados 930 mil painéis solares, distribuídos numa área de 690 hectares. O complexo produzirá energia para o consumo de 300 mil lares.