O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reuniu para avaliar as condições de suprimento energético ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e chegou à conclusão que houve uma piora no cenário hídrico brasileiro.
Conforme destacado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a exemplo do verificado nos últimos meses, predomina a degradação dos cenários observados e prospecções futuras.
Dessa forma, o Ministério de Minas e Energia acredita ser imprescindível a adoção de todas as medidas em andamento e propostas, destacadamente a alocação dos recursos energéticos adicionais e flexibilizações de restrições hidráulicas.
Assim, foi apresentada uma proposta pelo ONS, recepcionada pelo CMSE, referente a flexibilizações temporárias da Regra de Operação do Rio São Francisco, considerando a importância de se dispor de recursos energéticos adicionais.
Essa proposta pode assegurar as condições de atendimento eletroenergético, minimizando, assim, a degradação do armazenamento nos reservatórios das usinas hidrelétricas destacadamente nas regiões Sudeste e Sul do País.
Confira AQUI na íntegra.