O Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participa, nos dias 23 e 24 de março, da reunião Ministerial da Agência Internacional de Energia (AIE) em Paris. A reunião, que contará com a presença de cerca de quarenta ministros de energia de países membros e associados da AIE, bem como de lideranças empresariais do setor de energia, tem por objetivo central discutir formas de acelerar a transição energética global para um futuro de baixo carbono.
A ministerial da AIE, que ocorre em momento marcado por volatilidade nos mercados internacionais de energia, será também ocasião privilegiada para a discussão e coordenação de ações coletivas, com vistas à estabilização dos mercados globais de petróleo e gás.
Vinculada à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a AIE é um dos principais foros internacionais dedicados aos temas energéticos. O Brasil é país associado da AIE e, nos anos recentes, tem desenvolvido intenso trabalho de cooperação técnica com o organismo.
Reunião com o Diretor-executivo da AIE, Fatih Birol
Na tarde desta segunda-feira, (22/3), Bento Albuquerque reuniu-se com o Diretor-Executivo da AIE, Fatih Birol, para troca de impressões sobre o cenário energético internacional e sobre as principais tendências da transição energética.
Na ocasião, o Ministro de Minas e Energia e o Diretor-Executivo da Agência assinaram novo Plano de Trabalho Brasil-AIE para o período 2022-2023. O documento prevê diversas ações de cooperação, com ênfase em treinamento e capacitação, intercâmbio de dados estatísticos e participação técnica brasileira na revisão de relatórios relevantes da organização.
A parceria com a AIE tem rendido frutos em temas de grande interesse para o setor energético brasileiro, em áreas como planejamento energético, desenho de mercado de energia (eletricidade e gás natural), segurança energética, bioenergia e biocombustíveis, eficiência energética e hidrogênio.