A Solfácil lançou, na edição 2022, da Intersolar South America, o Ampera, dispositivo IoT que evolui a experiência do monitoramento do sistema fotovoltaico, garantindo sua estabilidade, além do disparo de notificações inteligentes e envio mensal do histórico de geração de energia e impacto na conta de luz dos consumidores.
A tecnologia chega ao mercado após 03 anos de desenvolvimento interno do hardware que, com base em pesquisas de mercado e relacionamento com integradores parceiros da Solfácil, tem o objetivo de solucionar diferentes atritos ainda comuns na rotina de monitoramento, pós-venda e relacionamento dos integradores solares com seus clientes.
Neste início de operação, a tecnologia contará com 03 benefícios principais: Ampera Conecta, que soluciona a ocorrência bastante comum de falta de visibilidade da performance das usinas já instaladas, devido a eventuais perdas de conexão com a rede WiFi do cliente; Ampera Explica, com o objetivo de reduzir o alto número de chamados dos clientes que possuem um projeto de energia solar com dúvidas sobre a conta de luz e, também, Ampera Alerta, que notifica o integrador em caso de imprevistos no sistema, reduzindo a necessidade constante de ter alguém monitorando as usinas de diversos clientes para realizar manutenções preventivas.
A nova tecnologia, que tem valor de mercado de R$ 2.000 por unidade, será disponibilizada gratuitamente aos novos projetos de financiamento fotovoltaicos, onde a integração será automática e os integradores terão acesso a todas as funcionalidades, além das informações adicionais como gráficos de potência, de corrente e de tensão.
Futuramente, a startup tem a intenção de comercializar o Ampera na Loja Solfácil, estendendo a oferta para a compra avulsa em seu e-commerce próprio.
“Depois de 3 anos de desenvolvimento e quase R$ 20M de reais investidos, estamos muito felizes em apresentar o Ampera ao mercado, que irá transformar a experiência do integrador solar e também somar novos valores no relacionamento com seus clientes. Esse é um passo importante em nosso plano de desenvolvimento do mercado solar e ainda há muito mais por vir”, explica Guilherme Borgo, VP of Marketplace & Serviços & ioT da Solfácil.