A 3M, empresa global de ciência, tecnologia e inovação, foi homenageada pelo fórum Clean Energy Ministerial (CEM) com o prêmio de Liderança em Programas de Gestão de Energia 2022 (Energy Management Leadership Awards Program) por suas seis fábricas na América Latina que implementaram sistemas eficientes de gestão de energia, certificados com a norma ISO 50001.
A certificação ISO 50001 reforça a importância das organizações assumirem o controle de seu uso de energia e melhorar continuamente a eficiência energética e o desempenho, reduzindo custos e emissões, além de ajudar a manter e gerar economia ano após ano em todo o mundo.
O fórum global CEM é composto por membros de 21 países que atuam para promover políticas e programas de energia limpa.
As fábricas 3M certificadas e reconhecidas pelo prêmio estão localizadas nas cidades de Itapetininga, Sumaré, Ribeirão Preto e Manaus, no Brasil, além de San Luis Potosi, no México, e Panamá Pacífico, no Panamá.
A empresa demonstrou, através de seu estudo de caso, como um sistema de energia sustentável pode ser integrado com sucesso aos sistemas comerciais existentes para gerenciar melhor os recursos, manter a economia obtida e promover a eficiência energética.
“Na 3M temos investido continuamente para impulsionar nossos compromissos com a sustentabilidade em busca dos objetivos definidos. Buscamos desenvolver mais e melhores práticas com foco no uso eficiente da energia em nossas operações, principalmente nas manufaturas, para contribuir com um mundo mais sustentável hoje e no futuro”, disse Mario Ricci Neto, Gerente de Engenharia Sênior LATAM, da 3M.
Os seis sites certificados da 3M na América Latina apresentaram eficiência energética de 6,5% entre 2016 e 2021. Para isso, a equipe da empresa formulou uma lista de tarefas com todos os requisitos da norma ISO 50001 e as ferramentas apropriadas para atingi-los.
Isto reduziu o tempo inicial de implementação do programa de 18 meses no primeiro site, para 8 meses de implementação na última fábrica, utilizando apenas recursos internos.
A 3M foi capaz de expandir o programa alavancando seus próprios auditores internos capacitados, ferramentas e recursos para impulsionar a implementação.
Os locais certificados possuem medidores elétricos no nível da subestação, assim como para grandes instalações de gás natural.
Tais sistemas permitem a identificação de processos ineficientes e cargas de base da planta, o que leva ao reconhecimento de projetos de controle operacional, otimização e atualização de equipamentos.
Uma vez identificados os projetos e oportunidades de melhoria do funil de energia, a 3M avalia a viabilidade técnica e econômica.
Os serviços públicos e outros programas de incentivo reduzem o simples retorno, tornando estes projetos mais atraentes.
O objetivo da empresa é que todas as plantas da 3M que contribuem para 85% do consumo global de energia sejam certificadas pela ISO 50001 até 2025.
Além disso, o estudo de caso da 3M está disponível no site da CEM como um recurso e modelo para empresas, governos e organizações que estão procurando novas maneiras de gerenciar a energia de forma mais econômica e com objetivos relacionados ao clima e à energia.
Finalmente, a norma ISO 50001 pretende gerar uma economia de energia acumulada de aproximadamente 150 J (exajoules) nos setores comercial e industrial em todo o mundo até 2030, o que economizaria quase 700 bilhões de dólares em custos energéticos e evitaria 6,5 bilhões de toneladas métricas de emissões de CO2.