A Soltec, uma empresa verticalmente integrada dedicada a projetos fotovoltaicos com rastreadores solares, assinou um acordo com a empresa Solatio para fornecer 182 MW do seu rastreador solar SFOne em projetos no Brasil.
O acordo inclui quatro usinas solares, todas localizadas em Minas Gerais, com o fornecimento já em andamento.
As usinas contarão com os rastreadores solares SFOne da Soltec em uma configuração de 1-em-retrato. Este rastreador solar permite maximizar a eficiência energética e minimizar o impacto visual devido ao seu tamanho menor em comparação com outras configurações de rastreador solar.
Dessa forma, a Soltec cumpre os princípios de minimização do impacto visual e da área de ocupação, de acordo com os padrões ecovoltaicos que regem todas as usinas da empresa.
No total, os projetos incluirão 2.816 rastreadores solares SFOne e 326.656 módulos. Além disso, a produção acumulada dessas usinas evitará a emissão de 325.438 toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano, contribuindo para a compensação da pegada de carbono e a redução da poluição na região. Essas instalações também terão a capacidade de fornecer energia equivalente a 13.600 residências.
“É sempre uma honra para nós quando empresas como a Solatio continuam a confiar em nós e assinam novos contratos. Isso é mais uma evidência da confiança do mercado em nosso produto e da eficiência e valor adicionado que ele traz aos projetos que fornecemos. Com a assinatura deste acordo, agora ultrapassamos 5 GW no Brasil, um país onde somos líderes e orgulhosos de continuar contribuindo para a descarbonização”, explicou Raúl Morales, CEO da Soltec.
As usinas solares, cujos fornecimentos estão previstos para ocorrer entre julho deste ano e fevereiro de 2024, somam-se ao extenso histórico da empresa no país. A Soltec opera no Brasil desde 2015, quando abriu seu escritório e fábrica em Salvador, Bahia.