João Sanches, da Trinity Energia, é um dos vencedores do Oscar da Energia 2023

Ao longo dos últimos 12 meses, a Trinity Energia conquistou diversos feitos sob gestão de João Sanches.

Segundo o fundador e CEO, os destaques vão para a implantação de sete Usinas Fotovoltáicas (UFVs) próprias nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a execução da maior transação de energia elétrica já feita no país e o estabelecimento de uma base em Fortaleza para apoiar os investimentos na região Nordeste.

“Decidimos colocar uma base da Trinity em Fortaleza (CE) para dar suporte à construção de sete UFVs já em implantação e a mais 10 Usinas que serão implantadas ao longo do próximo ano”, explica.

Os investimentos giram em torno de R$ 300 milhões e devem contemplar diversas cidades de Pernambuco, Ceará e Bahia.

“Em nosso modelo de negócio, construímos a usina e fazemos a locação da mesma para um único cliente. Para as unidades do Nordeste, já temos as usinas locadas”, destaca Sanches.

As usinas construídas pela Trinity possuem, em média, 15 hectares e 11 mil placas fotovoltaicas por projeto, além da necessidade de estarem relativamente próximas às unidades consumidores, uma vez que precisam operar sobre a mesma concessionária.

Mesmo enfrentando os desafios de implantar diversas Usinas Fotovoltaicas de forma simultânea, o empresário tem boas perspectivas para a Trinity no próximo ano.

“Estamos animados com a abertura do Mercado Livre de Energia, pois trará uma grande oportunidade de conquistar clientes que não podíamos adicionar ao nosso portfólio anteriormente e esse será um dos focos da companhia. Com isso, estamos prospectando novos consumidores para essa modalidade e esperamos que, até 2025, consigamos aumentar nossa carteira em 300%”.

E conclui:

“Também vamos continuar com o crescente investimento em geração de energia renovável, devido ao atraente pipeline de projetos desenvolvidos nos últimos anos.”

Além disso, o empresário adianta que a Trinity deve focar também nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e estudam a possibilidade de investir na geração renovável através de outra fonte: a eólica. 

Sanches ressalta a importância da atuação da empresa na energia brasileira, uma vez que a Trinity investe em energia renovável, fator fundamental para que a matriz energética seja cada vez mais limpa.

“Também atuamos como um importante player em transações de energia, promovendo liquidez e soluções eficientes para consumidores, geradores e distribuidoras.”

Essa atuação reflete na forma que o empresário quer ser lembrado no mercado de energia.

“O legado que estamos construindo é na contribuição para a evolução do mercado de energia no Brasil e continuar investindo para tornar nossa matriz cada vez mais limpa, trabalhando de forma ética e consistente.”

Uma das características da gestão de Sanches é a confiança em seus colaboradores, pois costuma alinhar os objetivos e guiar de forma sutil, deixando a equipe com liberdade para o desempenho de suas atividades.

Esse estilo de liderança somado à paciência movem a Trinity.

“Uma das maiores lições que aprendi até hoje é que paciência é fundamental para o crescimento sólido e constante, então tento passar esse ensinamento para todos a minha volta.”

Ao ser eleito um dos 100 Mais Influentes da Energia, Sanches declara que sente “a responsabilidade de estar cada vez mais atualizado e preparado para os desafios do setor, não apenas por mim, mas para seguir traçando uma história de sucesso na Trinity.”

Reveja a cerimônia de premiação na íntegra:

Clique aqui para ler essa e outras matérias exclusivas da 47ª da revista Full Energy.

Clique aqui para saber mais sobre a cerimônia do Oscar da Energia de 2023.

Related Posts

Próximo Post

COLUNISTAS

Eduarda Zoghbi - Full Energy

Felipe Kury - Full Energy

Giovane Rosa

Renata Santos - Colunista

BBCE

Most Popular