A PetroReconcavo, produtora independente de óleo e gás em bacias terrestres, com 24 anos de atuação no segmento, assinou no dia 26 de abril de 2024 um Memorando de Entendimentos (MoU) com Enerflex, empresa que fornece soluções de processamento e compressão de gás natural, para estudos referentes à construção de uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), no Rio Grande do Norte.
O documento reforça a intenção das empresas para realizar um estudo de viabilidade técnico-econômica para a construção de uma planta de processamento de produção de gás natural própria. De acordo com o diretor de Comercialização e Novos Negócios da PetroReconcavo, João Vitor Moreira, a estratégia permitirá alcançar um ganho de eficiência no midstream da Bacia Potiguar.
“Iremos atuar no sentido de combinar os projetos recentes de escoamento de gás via GNL com uma solução de processamento independente, buscando um novo ponto de interligação com a malha de transporte da TAG”, explica Moreira.
O gás natural é parte importante da estratégia da Companhia e representa 40% da produção total. Em 2023, a PetroReconcavo alcançou um crescimento de 18% na produção de petróleo e de 27% na produção de gás, atingindo a média anual de 26 mil barris de óleo equivalente por dia, demonstrando capacidade de entrega e o potencial dos ativos.
A Companhia possui contratos de fornecimento de gás natural com as principais distribuidoras do Nordeste, como Bahiagás, Potigás, Sergas e Copergás. Adicionalmente, possui contratos com diversos produtores independentes e consumidores livres de gás natural.