terça-feira, junho 18, 2019
Notícias Mercado A falta de conhecimento ou a informação tardia podem gerar prejuízos consideráveis...

A falta de conhecimento ou a informação tardia podem gerar prejuízos consideráveis para uma empresa

312

Com mais de 90 tributos vigentes no Brasil e alterações semanais da legislação tributária, a capacitação dos colaboradores de empresas nas áreas tributária e contábil se torna fundamental. A falta de conhecimento ou a informação tardia podem gerar ainda prejuízos consideráveis para uma empresa.

Neste cenário, as deficiências já foram comprovadas. “Temos um estudo interno, feito com base nos últimos cinco anos, que 80% das empresas de médio e grande porte optantes pelo Lucro Real não apuram 100% dos créditos tributários disponíveis de PIS-COFINS, ICMS e IPI”, revela Alessandro Prata Rocha Leite, diretor-presidente da LPL Consultoria Tributária.

Leite ainda ressalta que a situação pode ser ainda pior, pois em momento pós-crise, empresas podem ter assumido débitos tributários com multa de mora de 20% mais correção Selic sobre valores que não são devidos. “Esse é o principal problema identificado pela falta de treinamento e atualização dos profissionais relacionados à área tributária e as consequências estão relacionadas à perda de oportunidades, desembolso desnecessário de caixa ou o aceite de multas e juros indevidos.”

Dessa forma, para minimizar os efeitos negativos trazidos pela falta de conhecimento em uma empresa, a LPL Consultoria Tributária possui o Treinamento Tributário e de Riscos voltado para a capacitação dos setores administrativos. Realizado “in company”, reúne colaboradores das áreas fiscal, tributária contábil, de compras/suprimentos, de recursos humanos, de almoxarifado, comercial e financeira. “Identificamos que os maiores gargalos de eficiência e, consequentemente, de retrabalhos estão relacionados com a falta de integração dos departamentos”, conta Leite.

Transferência de know-how

A capacitação permite a transferência de know-how e contribui para uma sinergia no setor. Por isso, o maior objetivo é integrar os departamentos com demonstrações práticas sobre a importância das rotinas de trabalho, além de alertar para os problemas que podem afetar o resultado da empresa ou ainda o enorme risco que se tem com a falta de atenção com procedimentos simples e corriqueiros. “Em vários cursos ministrados, principalmente em Usinas, conseguimos conhecer e avaliar problemas de f luxo de informações que são resolvidos, uma vez que tal situação era corrente em outros lugares.”

O curso possui duração de oito horas, realizado em um único dia, e limitado para 50 pessoas da mesma Companhia ou Grupo Econômico. “Não digo que temos a solução para todas as situações envolvendo riscos. Porém, pela nossa expertise e tempo de serviço na área, no mínimo podemos formular uma opinião sensata e relatar ‘cases’ similares, sem nunca expor a origem. Afinal temos mais de uma centena de apresentações nesse formato, o que ratifica a seriedade do treinamento, além de aumentar nossa experiência a cada capacitação ministrada.”

Durante a capacitação, também são apresentadas as boas práticas de mercado com exemplos reais de otimização e procedimento interdepartamentais, como a falta de tratamento de uma nota fiscal que às vezes é esquecida ou entregue/reconhecida fora do prazo. Essa realidade pode alterar a contabilidade e atrasar pagamentos e mudar consideravelmente a apuração de impostos e contribuições.

“É um treinamento exclusivo da LPL Consultoria Tributária, em que reunimos quatro especialistas, que transmitem suas experiências relacionadas às grandes empresas no sentido de minimizar riscos e demonstrar a importância dos procedimentos correntes de uma empresa de médio e grande porte, com as correntes modificações apresentadas pelos órgãos públicos no sentido de fiscalizar o contribuinte”, revela.

Entre os diversos benefícios propiciados estão a atualização profissional, a harmonização de procedimentos, a resolução de gaps internos e a diminuição de multas. E também a correta apuração de tributos, possibilidades de recuperação de crédito tributário e consequente redução de valores a pagar; e ainda o acesso direto e gratuito ao networking da LPL, através da troca de e-mails com os colaboradores que ministram os treinamentos.

Experiência no mercado

O know-how é uma das principais características da LPL Consultoria Tributária. Afinal, a empresa é especialista em PIS-COFINS-CSLL-IRPJ e Planejamento Tributário. Mas o principal segredo para a credibilidade e reconhecimento está no material humano da empresa (colaboradores, diretores e sócios).

Em 2008, com a criação do primeiro formato da LPL Consultoria Tributária, já era evidente a preocupação em treinar os colegas de profissão. “Ainda mais que nos lugares que passei, como colaborador, sempre tive muito acesso à informação e aos mais diversos treinamentos. Cito com orgulho minhas passagens pelo Grupo Moreira Salles e pelo Grupo Fischer, em que a capacitação tributária era constante, como deve ser”, comenta Leite, diretor-presidente.

No mercado, o foco principal da LPL Consultoria Tributária é a recuperação de crédito tributário, com mais de 15 anos de experiência. Possui sede em Araraquara (SP) e filiais em Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e sala de atendimento na cidade de São Paulo (SP).

Essa matéria foi publicada na 33ª edição da revista Full Energy. Clique e confira a publicação.