terça-feira, julho 23, 2019
Notícias Política Abimaq propõe nova política industrial para reanimar setor de óleo e gás

Abimaq propõe nova política industrial para reanimar setor de óleo e gás

153

Em busca da retomada do crescimento no setor de óleo e gás, membros da indústria e o governo estão discutindo o melhor caminho para fazer com que essa indústria seja reanimada.

Em recente reunião com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apresentou suas sugestões para ajudar a elaborar os planos de ação para reaquecer o ambiente de negócios.

Segundo o presidente-executivo da entidade, José Velloso, uma das mudanças necessárias é a revisão da política de conteúdo local. “O conteúdo local não deve ser punitivo, e sim conceder prêmios. Se a empresa não atingir, não será punida, mas caso atinja, que seja premiada. O conteúdo local não é o fim nele mesmo. Ele deveria ser uma métrica“, comentou.

Ainda de acordo com Velloso, o governo deveria se esforçar para implantar uma política industrial que favoreça a cadeia de fornecedores, tornando as empresas nacionais competitivas. “A partir de então, as companhias de óleo e gás comprariam os bens nacionais naturalmente“, explicou.

O presidente-executivo da Abimaq também revelou que a associação terá, nas próximas semanas, um encontro com o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, para discutir pontos de interesse do setor de máquinas e equipamentos.