sábado, Maio 25, 2019
Notícias Política Abiogás e Ministério de Minas e Energia discutem políticas para o biogás...

Abiogás e Ministério de Minas e Energia discutem políticas para o biogás no Brasil

198

Nesta terça-feira (5/7), representantes da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) se reuniram com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, em Brasília-DF, para apresentar o Programa Nacional de Biogás e Biometano (PNBB) desenvolvido pela associação. O objetivo foi sugerir políticas públicas específicas que viabilizem o biogás e o biometano no Brasil.

Essa é a primeira vez que um ministro de Minas e Energia se dispõe a ouvir as propostas da associação. Segundo o presidente da ABiogás, Cícero Bley Jr., o atual ministro se mostrou aberto e conectado com as energias renováveis e cumpre com o prometido em dar espaço para o debate da diversificação da matriz.

“Saímos convencidos que as energias renováveis em geral, e o biogás em particular, vão experimentar grande impulso neste semestre e no próximo ano.”

Na reunião, os representantes da associação apresentaram o documento com evidências científicas mostrando as vantagens do energético em usos múltiplos para a geração de energia elétrica, térmica e veicular. O programa tem também como destaque a necessidade de criação de leilões de energia, simplificação tributária e desonerações na cadeia produtiva de equipamentos para a produção de biogás e biometano.

“O PNBB pretende estabelecer condições específicas para que os investimentos no biogás e no biometano sejam atrativos para potenciais produtores e usuários e que se estabeleçam como fontes de energia seguras, oficialmente inseridas na matriz energética. O documento está nas mãos do governo”, afirma Cícero Bley, presidente da associação.