Abraceel abre inscrições para curso de especialização em regulamentação do setor elétrico brasileiro

121

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), entidade que defende a portabilidade da conta de luz no Brasil, está com as inscrições para abertas para o curso “O Setor de Energia Elétrica: aspectos físicos e regulamentação”.

Com início no dia 28 de abril de 2016, o curso será desenvolvido em 27 módulos, num total de 108 horas, com data de encerramento prevista para o dia 18 de novembro deste ano. O investimento total é de oito parcelas mensais de R$ 1.625,00. O curso se destina a profissionais da área de energia que possuam diplomas de engenharia, economia ou direito.

As aulas acontecem quinzenalmente na própria sede da Abraceel (nas quintas à noite e nas sextas de manhã), em Brasília, e serão ministradas professor Vilson Christofari, engenheiro eletricista, advogado e pós-graduado em administração de empresas, com quase 50 anos de atuação em diversos setores do mercado de energia elétrica.

O professor Christofari teve passagem por entidades como o Ministério das Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica e o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica. Para o curso, será fornecido material didático apostilado, com cerca de 1,5 mil páginas atualizadas sobre o setor elétrico brasileiro, com textos explicativos, ilustrações e estatísticas. No final, será entregue um certificado de curso de extensão para os alunos que tenham comparecido a, pelo menos, 75% das aulas.

A grade do curso foi composta para trazer uma análise dos dispositivos de leis, decretos, resoluções da ANEEL e portarias do MME. Também serão mostrados os aspectos físicos que justificam e permitem entender as razões dos textos legais, das regulamentações e das regulações. “Por exemplo, o entendimento do MRE (Mecanismo de Realocação de Energia – art. 20 do Decreto nº 2.655/98 e regras da CCEE) deve ser precedido do conhecimento de como funciona o sistema brasileiro de geração; características dos reservatórios de hidrelétricas; despacho das usinas pelo ONS etc”, explica o professor Christofari.

O curso tem sido ministrado anualmente em São Paulo, desde 2005 e já formou 11 turmas. “O curso é uma oportunidade ímpar de formação, atualização e aprendizado no setor elétrico e também uma forma de auxiliar os profissionais que desejam obter o Certificado de Operador do Mercado de Energia – COE, emitido pela Abraceel, em parceria com a FDTE/USP”, informa Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel.

A turma de 2016 terá vagas imitadas em 20 alunos. As reservas deverão ser confirmadas até 10 de abril de 2016. Os contatos podem ser feito pelo telefone (11) 5182-9427 ou pelos emails curso.ee@uol.com.br e vilsondc@uol.com.br.