ABRAPCH cria Diretoria de expansão: Minas Gerais será primeiro foco

68
Foto: Divulgação

Karen Sanford, da MECAMIDI WIRZ*, é a nova Diretora de Expansão e Consolidação Regional do Quadro Associativo da ABRAPCH

Durante a primeira reunião de diretoria em 2016, realizada já no dia 4 de janeiro, a Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH), aprovou a nomeação de Karen Sanford da empresa MECAMIDI WIRZ*, na filial de Estrela-RS, para a nova diretoria intitulada “Diretoria de Expansão e Consolidação Regional do Quadro Associativo”, criada na ocasião.

De acordo com o plano de trabalho já proposto pela nova Diretora, as principais metas de sua gestão para 2016 estão focadas em Minas Gerais aspirando fortalecer a expansão e consolidação da ABRAPCH naquele estado e na região Sudeste do Brasil.

Em entrevista a nossa redação, Karen afirmou que sua ação visará à disseminação de informações do setor de energia hidrelétrica ao público mineiro para informar melhor e conquistar a simpatia da sociedade e dos agentes locais, através de eventos como workshops, seminários e palestras temáticas. Além disso, ela pretende aumentar o diálogo com os órgãos de licenciamento do estado e estabelecer um canal de comunicação permanente com instituições regionais.

Quando questionada sobre a relevância dessa nova diretoria para ABRAPCH, Karen disse que é necessário “capilarizar a associação no país, criar e reunir as demandas em cada estado, pois assim é possível atuar com mais força na luta pelo crescimento do segmento e atender os processos regionais com agilidade. No caso de Minas, a demanda dos associados é pela constituição de um escritório regional da ABRAPCH em Belo Horizonte, que já estamos analisando para apresentar a diretoria e ao conselho um projeto viável e eficaz.”

A Diretora relata que além de focar nos fabricantes de equipamentos destinados a geração de energia, “é importante também assegurarmos a união dos associados e as entidades do estado, assim como investidores, prestadores de serviço, consultorias, instituições de ensino, fundações e órgãos de meio ambiente.”, finaliza Karen.

Sobre a nova Diretoria o Presidente da ABRAPCH, Ivo Pugnaloni, disse: “Minas Gerais não é só a caixa-d’água do Brasil, mas também onde são produzidas as maiores quantidades de derivados do ferro e do aço, que exigem grandes quantidades de energia. Se depender da atuação da Karen Sanford e dos associados da ABRAPCH neste estado temos certeza que a sociedade mineira vai ficar sabendo que as PCHs são a melhor forma de proteger o ambiente e reduzir as tarifas ao consumidor final, gera empregos, viabilizando o crescimento das exportações e da competitividade da produção local. Além, é claro, de gerar empregos e receita nas localidades onde são construídas, com atividades como a piscicultura, a fruticultura e a irrigação. A nossa Diretoria deseja boa sorte à Karen e aos colegas de Minas nessa primeira empreitada”, conclui o Presidente da ABRAPCH.

 *A MECAMIDI WIRZ é uma empresa francesa com 50 anos de experiência no campo da energia hidrelétrica, já realizou mais de 2.000 plantas em todo o mundo e como fabricante de turbinas e geradores para geração hidrelétrica vem somar se aos fabricantes associados da ABRAPCH como POWER MACHINES (Rússia), VOITH (Alemanha), ANDRITZ (Áustria), HACKER (Brasil), SEMI (Brasil), FLESSAK (Brasil) e GRAMEYER (Brasil).