Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE) anuncia a contratação de Talita Porto como sua nova presidente executiva, com posse prevista para fevereiro de 2026.
A engenheira eletricista sucede a Mario Dias Miranda no comando da entidade que representa concessionárias responsáveis pela gestão de linhas de transmissão que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) brasileiro.
Em nota ao público, a ABRATE informou que “em maio de 2025, o Presidente Executivo da ABRATE, engº eletricista Mario Dias Miranda decidiu deixar o cargo e colaborar para o seu processo de sucessão de forma estruturada”.
A entidade destacou que, em reunião de transição, foi aprovada a contratação de Talita Porto, processo que tem contado com apoio interno para resguardar os altos interesses dos associados.
Desde fevereiro de 2025, Porto atua como diretora técnica-regulatório a Associação Brasileira de Geração Solar Fotovoltaica (Absolar). A associação informou que essa transição será feita ao longo de 60 dias, garantindo planejamento e “assegurando continuidade e organização das agendas em curso”.
A presidente possui mais de 30 anos de experiência no setor elétrico e já ocupou cargos de liderança em instituições relevantes da matriz energética brasileira, incluindo passagem como conselheira da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) por oito anos. Sua carreira também inclui experiência regulatória e técnica em organizações como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e consultorias especializadas.




















