quinta-feira, Março 21, 2019
Notícias Absolar marcou presença no maior evento mundial de energia solar fotovoltaica, em...

Absolar marcou presença no maior evento mundial de energia solar fotovoltaica, em Shangai, na China

140

Em Shangai, na China, aconteceu a International Photovoltaic Power Generation Conference & Exhibition (SNEC 2017), o maior evento internacional do setor de energia fotovoltaica do mundo.

A abertura do SNEC 2017 contou com algumas das principais autoridades do setor fotovoltaico em âmbito mundial, institucionais, corporativas e acadêmicas, e também autoridades locais da China, em âmbito nacional, de província e municipal.

O evento teve um painel especial de abertura, com debate entre as principais associações do setor solar fotovoltaico internacional, incluindo Ásia, Oceania, Europa, Oriente Médio e Américas.

Destaque especial foi dado para os amplos planos de crescimento da Índia, atualmente com 12 GW instalados e com meta de 100 GW até 2022, e da China, atualmente com 75 GW operacionais e com meta de 150 GW até 2020.

 

ABSOLAR NA SNEC 2017
O setor fotovoltaico do Brasil marcou presença na conferência, com a presença da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). No painel de discussão do Global Solar Council, o presidente-executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, enfatizou a importância de ampliarmos a visão do setor solar fotovoltaico para uma ação global estruturada, incluindo Américas e África. O consenso dos membros tem sido por focar em políticas públicas e compromissos nacionais de longo prazo, estabilidade regulatória e promoção da solar fotovoltaica como ferramenta para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
No painel de CEOs ressaltou-se o papel da inovação para o avanço do setor: modelos de negócios, tecnologias e financiamento são áreas nas quais os negócios estão focando esforços com sucesso.
Analistas internacionais do mercado debateram o avanço do setor e fizeram projeções para 2017 e anos futuros: a expectativa é de entre 79 GW e 90 GW instalados em 2017, levando o mundo a praticamente 400 GW de capacidade total acumulada no final do ano, liderados por China, USA, Índia e Japão. O potencial de longo prazo está na faixa de 5.000 GW entre 2030 e 2050, dependendo das condições do mercado e da redução de custos do setor.

Os mercados com previsão de maior taxa de crescimento são América Latina e Oriente Médio.

 

WORKSHOP

 

A ABSOLAR participou como palestrante do Industry Workshop on Global PV Market – Outlook and Development Strategies, parte da programação oficial do Congresso do SNEC 2017, com a apresentação “PV in Brazil: Market Status, Opportunities and Challenges. O workshop também contou com a presença brasileira da Apex-Brasil, parceira da ABSOLAR nesta iniciativa, que trouxe um panorama macroeconômico do país e projeções de seus indicadores econômicos para os próximos anos.

 

GRUPO GCL

 

Os membros da ABSOLAR presentes na China aproveitaram a oportunidade de visita técnica à sede de uma das maiores empresas chinesas do setor, o grupo GCL (Golden Concord Limited), que atua no setor de forma verticalizada, realizando a fabricação do silício grau solar, wafers, células, módulos fotovoltaicos e também executando projetos de geração distribuída e centralizada.