Existem duas abordagens de auditoria. A externa, que é bastante relacionada a balanços, fusões e aquisições, e a interna, focada em contribuir na melhoria na evolução de processos. E é justamente a segunda que iremos abordar hoje.
No passado, o auditor interno era visto como um fiscal. Essa realidade mudou completamente e hoje esse profissional é um parceiro do negócio.
Ele atua de forma independente, entretanto, com foco no negócio e objetivo de evoluir os resultados e a eficiência de uma companhia mediante o aprimoramento de processos e controles.
Falamos então em um apoio para checar se os processos estão ocorrendo como deveriam – conforme determinado em leis, regulamentos, normas, processos, políticas internas e melhores prática -, bem como que se tenha uma mitigação maior de riscos.
Além disso, o profissional trabalha para que a operação aconteça de forma segura e transparente para a organização.
Quando falamos em energia, abordamos infraestrutura e toda uma cadeia, um ecossistema de atividades, cujos processos e a mitigação de riscos se apresenta relevante.
Atuante com soluções digitais para negociação de ativos de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e para derivativos de energia, este último regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a BBCE tem elevado o comprometimento com as boas práticas, segurança, compliance e, nesse sentido, conta com uma área de Auditoria Interna que, em linha com os objetivos dessa profissão, tem a missão de contribuir com os processos da companhia e a melhor performance.
Riscos corremos a todo momento. Uma empresa abre a porta e já pode corrê-los. Mas como tratar esses riscos e os mitigar para ter uma operação sustentável e segura? Nesse sentido, a auditoria interna pode atuar de forma consultiva e identificar oportunidades de evoluções de processos.
Em maio, o Instituto de Auditoria Interna (IIA) promove o mês de conscientização da auditoria interna.
Altamente engajados com a importância das boas práticas e do compliance, o que já nos trouxe um importante prêmio da revista Full Energy em 2021, e, em linha com essa campanha, estamos aqui hoje com objetivo de divulgar a profissão e conscientizar o setor elétrico sobre como esse profissional pode contribuir para a evolução de processos e o atingimento de resultados de companhias do setor.
Artigo escrito por Marissa Mondragon, especialista de Auditoria Interna na BBCE e com Especialização em Gestão de Governança, Risco e Compliance pela Fipecafi.
Resultado da iniciativa e visão pioneira de grandes comercializadores de energia, o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) é a uma infraestrutura de destaque em soluções para negócios com energia.