BNDES aprova R$ 181 milhões para linha de transmissão de energia da State Grid

42

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 181 milhões para construção de uma linha de transmissão entre as subestações de Paranatinga e Canarana, ambas no estado do Mato Grosso. O objetivo das obras é reforçar a interligação elétrica e energética da região Centro-Oeste, com melhoria no sistema de transmissão no Baixo Araguaia e na região norte do Estado do Mato Grosso. O empreendimento é de propriedade da Canarana Transmissora de Energia, uma subsidiária da State Grid.

Além da linha de Transmissão, que terá extensão aproximada de 263 km, o projeto prevê a ampliação da subestação Paranatinga 500/230 kV; e construção da subestação Canarana 230/138 kV. “O traçado da nova linha de transmissão vai atravessar cinco municípios com estruturas socioeconômicas bem diferenciadas, dentre os quais se destacam Paranatinga e Canarana e o distrito de São José do Couto, localizado no município de Campinápolis. Esse corredor é servido por uma malha viária razoável, constituída de rodovias estaduais, municipais e estradas vicinais, que servirão de apoio para a implantação e manutenção da linha de transmissão”, comentou o BNDES, em nota.

Após as obras, a expectativa é de que a rede básica de energia elétrica da região Centro-Oeste seja reforçada, promovendo a dimensão adequada do sistema de transmissão que serve à Energisa Mato Grosso nas regiões norte e do Baixo Araguaia.

Fonte: Petronotícias