Brasil será o país em desenvolvimento com maior alta na produção de petróleo

102

Relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) afirma que o Brasil será o principal país em desenvolvimento a registrar alta na produção de petróleo em 2017, com elevação estimada para a oferta brasileira de 210 mil barris por dia.

Apesar disso, a Organização revisou para baixo a previsão da produção brasileira de óleo. O estudo afirma que o País alcançará uma média de 3,35 milhões de barris diários este ano – um ligeiro recuo de 56 mil barris na comparação com a última estimativa.

Em relação aos países que fazem parte da OPEP, o documento indicou uma redução da oferta do cartel de 21 mil barris por dia em relação à projeção feita em fevereiro. Sendo assim, a OPEP prevê que sua produção aumentará em 100 mil barris diários em 2017, com uma média de 12,31 milhões de barris por dia.

O estudo ainda revisou para baixo a oferta de países asiáticos. A organização estima que a média da região será de 3,68 milhões de barris por dia, redução de 50 mil ante previsão anterior. O Oriente Médio deve fechar 2017 com uma média 1,23 milhão de barris diários, o que também representa uma queda de 50 mil barris em relação à última estimativa.