Brasil supera China como maior importador de etanol norte-americano

58

O Brasil foi um dos principais destinos das exportações de etanol dos Estados Unidos. De acordo com a Datagro, dos 259,37 milhões de litros de etanol exportados pelos EUA em fevereiro deste ano, 83,59 milhões de litros foram enviados para o mercado brasileiro.

Neste período, o Brasil superou a China nas importações do etanol norte-americano. Os chineses adquiriram apenas 33,65 milhões de litros.

Já a Ásia continua responsável por absorver boa parte das vendas externas. Somente para Índia, por exemplo, os EUA aumentaram as exportações para 32,08 milhões de litros em fevereiro.

Os EUA deverão expandir ainda mais suas exportações. No acumulado do ano, já foram 593,18 milhões de litros exportados, contra 590,62 milhões no mesmo período de 2015.

Consequentemente, devido à ampla oferta no mercado domestico em adição à baixa disponibilidade no Brasil, os EUA reduziram as importações. De janeiro a fevereiro, foram 102,76 milhões de litros importados, ante 135,65 milhões de litros no mesmo período do ano passado.