Comissão de Infraestrutura vai discutir políticas públicas para energia renovável

103
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) fará realiza nesta segunda-feira (22) audiência pública com o objetivo de debater as políticas públicas destinadas à implantação de energias alternativas e renováveis no Brasil. O Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica) será um dos principais focos da reunião.
Esse programa foi criado, em 2004, para promover a diversificação da Matriz Energética Brasileira, aumentando à participação da energia elétrica produzida por fontes de energiaeólica, de biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas. O Proinfa também busca alternativas para aumentar a segurança no abastecimento de energia elétrica, além de permitir a valorização das características e potencialidades regionais e locais.
Comparecerão a audiência o secretário de planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo; o superintendente de regulação dos serviços de geração da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Christiano Vieira da Silva; e a presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum.
O gerente de bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Zilmar de Souza e o assessor da área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Roberto Barbieri também participarão da à reunião.