“Como a indústria de petróleo e gás está usando analytics melhorar a exploração”, por Jorge López, da TIBCO na América Latina

Segundo Jorge, algumas plataformas de analytics podem dar acesso a várias ferramentas inovadoras

Os impactos econômicos decorrentes do complexo panorama causado pela pandemia de COVID-19 e agravado pela crise na Ucrânia desafiaram os líderes de todas as empresas do setor de petróleo e gás a ter que encontrar maneiras mais eficientes de fazer mais com os ativos existentes.

A pandemia trouxe uma grande volatilidade ao mercado, com investidores muito mais cautelosos.

A escalada dos desafios ligados ao abastecimento vem forçando as empresas do setor de petróleo e gás a buscar novas formas para extrair os recursos e melhorar a exploração nos campos.

A chave para conseguir maximizar a produção nessa indústria não é apenas ter acesso aos dados certos, mas saber como obter os insights que eles podem gerar.

Essas percepções vão desde a descoberta de ativos e campos promissores até as tendências predominantes para fazer previsões mais precisas, passando pelas geologias com maior probabilidade de apresentar barricadas.

Da mesma maneira, é fundamental ter uma compreensão clara da geofísica, engenharia e logística.

Dados de resistividade, raios gama e outras análises das propriedades das rochas, por exemplo, ajudam a identificar minerais, fluidos e estruturas nas profundezas.

Aproveitar esse grande volume de dados de maneira otimizada pode ajudar a empresa dessa área a melhorar a técnica de perfuração e extrair mais petróleo, levando a preços de combustíveis mais favoráveis e, consequentemente, a uma economia global mais saudável, aumentando a confiança dos investidores.

Hoje, algumas plataformas de analytics podem dar acesso a várias ferramentas inovadoras, como:

Análise visual imersiva

Por meio de uma experiência de painel único, essa solução oferece análises visuais, descoberta de dados e insights de “apontar e clicar”, apresentando imagens claras de dados históricos e em tempo real importantes para a tomada de decisão de perfuração.

Mods

Usados para construir apps de visualização e analytics inovadores, os mods permitem acesso fácil a funções customizadas e forte interatividade, além de bibliotecas de visualização, APIs e fluxos de trabalho.

IA interativa incorporada e ciência de dados

A identificação de padrões únicos e anomalias no fluxo de dados por meio de análises inteligentes permite com que as devidas precauções possam ser tomadas.

Expressões personalizadas e funções de dados possibilitam que a empresa gerencie e escreva scripts usando linguagens R e Python sem lidar com codificação difícil.

Com isso, os usuários finais podem aproveitar essas funções de forma gráfica e sem codificação.

Análise de streaming em tempo real

Os dados nunca são estáticos. Eles fluem constantemente, dificultando com que as informações que podem ajudar a empresa a operar melhorar sejam, de fato, fixadas.

Reunir todos os dados em uma única ferramenta para analisar e digerir dados de streaming e históricos pode ser decisivo para manter a empresa no caminho certo nesse ultracompetitivo mercado.

Geoanálises fortes

Os gráficos de mapa de várias camadas podem trazer insights mais profundos sobre os locais de exploração, enquanto os dados em tempo real permitem recalcular modelos e atualizar planos em tempo real.

Disputa de dados inteligente

Os recursos de organização de dados fornecem todos os dados por meio dos métodos mais rápidos possíveis, extraindo informações de várias fontes.

Os dados são gravados automaticamente, compartilháveis e editáveis, simplificando futuras mudanças e auditorias.

Tarefas básicas, como “smart joins” com inteligência artificial, são automatizadas para garantir com que a preparação de dados seja fácil.

Tudo isso não é meramente um conceito teórico, mas soluções reais da indústria que já estão transformando as operações do setor de petróleo e gás.

Uma das organizações que personaliza visualizações para análises mais rápidas e inteligentes é a Petrobras.

A empresa precisava de uma maneira mais fácil para que os usuários de negócios acessassem e visualizassem dados de registros de poços.

A adoção de uma nova plataforma de analytics possibilitou os insights necessários para explorações confiáveis e baseadas em dados, permitindo com que a empresa reduzisse seus custos, acelerando a exploração dos reservatórios e melhorando a infraestrutura de TI.

A significativa diminuição dos riscos geológicos foi apoiada por tecnologias como sísmica 3D, correlação de dados de núcleo e simulação geostática.

Agora, os usuários da Petrobras podem visualizar de forma completa os registros do poço dentro da plataforma de analytics, o que os possibilitou fazer os investimentos estratégicos corretos e melhorar o gerenciamento do campo petrolífero.

A empresa conseguiu reduzir as etapas de modelagem do reservatório em 80%.

É um exemplo de como uma solução sólida de análise de dados é fundamental para garantir com que profissionais e acionistas tenham os dados que precisam para tomar decisões inteligentes e acionáveis.

Related Posts

Próximo Post

COLUNISTAS

Eduarda Zoghbi - Full Energy

Felipe Kury - Full Energy

Giovane Rosa

Renata Santos - Colunista

BBCE

Most Popular