Consultoria dss+ preza pela proteção dos colaboradores terceirizados e adequação aos pilares ESG

dss+realiza avaliações detalhadas para as empresas contratadas, abrangendo todas as atividades envolvidas

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, de 2012 a 2022 o Brasil registrou mais de seis milhões de notificações de acidentes de trabalho e mais de dois milhões de afastamentos pelo mesmo motivo. 

A dss+, empresa de consultoria especializada neste assunto, busca ajudar seus clientes a evitar estas estatísticas, inclusive ao tratar de colaboradores terceirizados que, por vezes, não são tratadas de maneira efetiva em relação às questões de saúde, segurança e ESG.

“Desempenhamos um papel fundamental ao oferecer apoio em diversas frentes, começando pela capacitação de todos os colaboradores, incluindo os terceirizados, no que diz respeito à saúde, segurança e gestão de riscos operacionais”, explica Vagner Bahia, Gerente Sênior da dss+.

Além disso, a consultoria realiza avaliações detalhadas para as empresas contratadas, abrangendo todas as atividades envolvidas, identificando perigos potenciais, condições e riscos ao meio ambiente.

“Nosso compromisso vai além da conformidade legal. Buscamos constantemente melhorias e inovações em saúde, segurança e gestão de riscos operacionais, incorporando os princípios ESG em nossas soluções.”

Ao analisar a segurança dos colaboradores terceirizados na matriz energética, Eduardo Cardoso, Diretor de Power and Utilities da dss+, destaca que existem desafios com relação à gestão dos serviços terceirizados no setor elétrico. 

“As taxas de acidentes para trabalhadores terceirizados tendem a ser maiores, principalmente na área de distribuição e na construção de novas linhas e parques de geração de energia, e faz com que a segurança dos trabalhadores fique mais exposta.”

Porém, Cardoso reconhece que as empresas do setor elétrico estão cada vez mais conscientes da importância de priorizar a segurança dos colaboradores.

“É encorajador ver que muitos esforços estão sendo feitos para melhorar a proteção e o tratamento equitativo de todos os colaboradores. Isso é feito com regulamentações mais rigorosas, programas de treinamento conjunto e maior supervisão das práticas de segurança. Juntos podemos criar um setor elétrico mais seguro, sustentável e responsável”.

ESG

A dss+ atua diretamente com as temáticas ESG, que vêm se tornando cada vez mais relevantes, principalmente devido à pressão exercida pelos stakeholders, acredita Eduardo Cardoso.

“As empresas, acionistas, clientes e colaboradores têm percebido que a adoção de práticas sustentáveis pode gerar oportunidades significativas para os negócios. A possibilidade de novas oportunidades de mercado, aumento de competitividade e atração de investidores também são pontos levados em consideração.”

Porém, Cardoso afirma que a adoção dos pilares ESG oferece desafios, como a mudança na cultura organizacional.

“A incorporação desses princípios requer uma mentalidade mais sustentável, ética e socialmente responsável. É necessário que as empresas se comprometam com treinamentos e programas de formação para conscientizar e engajar toda a equipe.”

Vagner Bahia pontua que também é necessário alinhar ações com objetivos de curto e longo prazo de acordo com a prioridade de cada empresa.

“É fundamental estabelecer metas claras e mensuráveis para monitorar o progresso e garantir que as práticas ESG gerem resultados positivos.”

A dss+ afirma que o uso eficiente de recursos naturais e a implementação de processos mais eficazes podem gerar economias significativas ao longo do tempo.

Essa e outras matérias exclusivas estão na edição 46 da revista Full Energy

Related Posts

Próximo Post

COLUNISTAS

Eduarda Zoghbi - Full Energy

Felipe Kury - Full Energy

Giovane Rosa

Renata Santos - Colunista

BBCE

Most Popular