sexta-feira, julho 19, 2019
Notícias Contrato de compra de energia renovável é alternativa para sustentabilidade em empresas

Contrato de compra de energia renovável é alternativa para sustentabilidade em empresas

67

O ano de 2018 marcou a busca por fontes de energia renováveis em empresas. No Programa de Certificação de Energia Renovável no Brasil, realizado em parceria entre Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) e a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), foi registrado um aumento de 100% na busca por certificados de origem renovável da energia.

O uso de energias provenientes de fontes renováveis é apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das ações que deve ser adotada para que agentes da economia ao redor do planeta reduzam as emissões de gases do efeito estufa e ajudem a preservar o meio ambiente. Em 2015, a ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre os quais está previsto “garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos”.

Para que consigam se adequar a esse objetivo, muitas empresas estão recorrendo a contratos que garantem que a energia fornecida é oriunda de fontes renováveis, como a energia produzida em hidrelétricas e usinas eólicas. Assim, organizações de segmentos diversos podem realizar suas atividades produtivas com menos impacto ambiental.

De acordo com a analista de inteligência de mercado da ENGIE, Lívia Godoy, a busca por fontes de energia renováveis no mundo dos negócios não é apenas uma tendência, mas uma realidade em muitos pontos do planeta e um movimento que veio para ficar. “Para que possamos descarbonizar a economia, é importante que cada vez mais corporações se certifiquem de que a eletricidade consumida seja proveniente de fontes renováveis de energia”, afirma.

A executiva argumenta que com a maior busca por energia comprovadamente renovável, o mercado deve ficar atento à oferta de contratos que contemplem essa expectativa, que deve crescer. “Na ENGIE, passamos a oferecer o ENGIE-REC, que é um contrato onde fica garantido o fornecimento de energia de usinas que produzem a partir de fontes renováveis, nesse caso, as usinas hidrelétricas de Salto Osório (PR) e Passo Fundo (RS), além da usina eólica de Trairi (CE)”, destaca Lívia.

Fonte: Terra