domingo, Maio 26, 2019
Energia Elétrica CPFL aposta em soluções personalizadas e no crescimento das fontes renováveis

CPFL aposta em soluções personalizadas e no crescimento das fontes renováveis

729

Em um mercado em plena transformação, o setor energético brasileiro prevê um futuro promissor, com maior previsibilidade, investimentos em infraestrutura, grande presença de players estrangeiros e participação crescente das energias renováveis, como a solar fotovoltaica

Know-how em Infraestrutura

Gestão de Energia

Geração Distribuída

Mercado Livre

Eficiência Energética

 

O Brasil possui 160.804.142 kW de potência instalada, através de mais de 7 mil empreendimentos em operação. A principal fonte de energia do país continua sendo a hidrelétrica, que mantém ampla vantagem em potência instalada se comparada com à energia advinda de usinas termelétricas, a segunda fonte mais utilizada, com 41.060.619 kW, frente a 97.075.157 kW das UHEs.

Outra fonte que cresce muito no país é a energia solar fotovoltaica. Especialistas projetam que, em 2030, a energia solar represente 10% da matriz elétrica brasileira. Já em 2040, estima-se que este patamar atinja a marca de 32%. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar é a fonte energética que mais terá destaque e investimentos nos próximos anos. Um dos propulsores da fonte tende a ser a queda do valor dos preços de equipamentos. E este processo já é notório. As instalações de energia solar ficaram até 80% mais baratas nos últimos dez anos.

Ao analisarmos o mercado elétrico brasileiro atual, o consumo cresceu e os preços estão instáveis. Para o mês de novembro a bandeira tarifária é amarela, com custo de R$ 1,00 a cada 100 kWh. Isso depois de cinco meses em que a bandeira esteve vermelha, com cobrança de R$ 5,00 a cada 100 kWh. Em resumo, o cenário energético brasileiro tem como principais características:

  • Mais da metade da energia gerada advém de uma mesma fonte,
  • Energias limpas começam a ganhar mais espaço,
  • O consumo aumenta,
  • Os preços estão instáveis.

Como este é um mercado em profunda transformação, é preciso não só entender as mudanças que o setor enfrenta, como também quais são as tendências de mercado e quais as necessidades dos usuários. Com foco neste cenário, a CPFL Energia reposicionou-se no mercado, originando a CPFL Soluções. Fabiana Avellar, Diretora de Inteligência de Mercado e Regulação da CPFL Soluções, afirma que a nova empresa é fruto de iniciativas e propostas inovadoras.

“O cliente não vai mais precisar identificar sozinho a própria necessidade. Agora, ele acessa a CPFL Soluções e tem uma gama de serviços à sua disposição, de uma só vez. Além de todo o suporte para otimizar a energia de acordo com seus objetivos”, destaca.



Fabiana Avellar: “Nosso propósito é aplicar o nosso conhecimento do setor elétrico em prol do desenvolvimento de pessoas, negócios, regiões e do País, oferecendo a melhor solução em energia, para gerar competitividade e sustentabilidade aos nossos clientes”

 

 

Know-how em infraestrutura

voltar ao topo ^

Depois de sofrer com a crise e a instabilidade política nos últimos anos, a economia brasileira pode retomar o ritmo de crescimento sólido a partir de 2019. Segundo previsões de instituições financeiras, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro para o próximo ano deve registrar elevação entre 2,5% e 2,8%. A perspectiva de reaquecimento da economia está atrelada a cenários positivos, como continuidade de reformas e ambiente mais atrativo para investimentos, inclusive na indústria.

E para crescer, o Brasil precisa de energia, que deve ser gerada e distribuída. O panorama favorável que se avista para o próximo ano tende a abrir uma gama de oportunidades, com crescimento de empresas e abertura de novas plantas industriais. A expectativa é de uma importante onda de investimentos em infraestrutura, focada na qualidade e segurança, sempre com o cuidado de assegurar que os ativos energéticos estejam em pleno funcionamento.

Mas não basta crescer, é preciso se desenvolver com sustentabilidade. Recentemente o Brasil comprometeu-se com a meta de atingir 20% de participação das fontes renováveis na matriz elétrica do país até o ano de 2030, além da hidroeletricidade. Atingir este objetivo é fundamental para que o Brasil alcance outra meta: de reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em 43% até 2030, na comparação com os patamares de 2005, conforme compromisso assumido na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de Paris (COP-21), em 2015. A busca pelo cumprimento destes objetivos tende a impulsionar os investimentos em energias renováveis no país.

Diante de um cenário tão favorável, a CPFL Soluções disponibiliza produtos como construção e manutenção de linhas de transmissão de até 138 KV, além de suporte em monitoramento e gestão. Ela também oferece redes de distribuição em área externa, sendo a primeira empresa do Brasil a implantar redes subterrâneas, que trazem benefícios como proteção das redes, segurança energética, continuidade aos processos industriais e menor custo de manutenção. Além disso, implementa subestações de alta ou média tensão e presta serviços flexíveis de operação e manutenção.

Assegurar o máximo desempenho energético aos clientes é uma das expertises da CPFL Soluções, afirma Fabiana Avellar.

“Nosso propósito é aplicar o nosso conhecimento no setor de energia em prol do desenvolvimento de pessoas, negócios, regiões e do País, oferecendo a melhor solução que leve competitividade e sustentabilidade aos nossos clientes.”

Na área de infraestrutura elétrica, confira alguns produtos ofertados pela CPFL Soluções ao mercado:
  • Linhas de transmissão: construção e manutenção de linhas de transmissão até 138 KV, estudos de viabilidade técnica e financeira, análise de rota e implantação de traçado da linha de transmissão, levantamento cadastral da faixa de servidão, assessoria para obtenção de licenciamento ambiental, elaboração de projetos civil, elétrico e eletromecânico, obras civis, montagem eletromecânica, comissionamento e energização;
  • Redes de distribuição: para área externa ou subterrânea. Como já destacado, a CPFL é a primeira empresa do setor a oferecer em todo país implantação de redes subterrâneas, trazendo inúmeros benefícios ao cliente;
  • Subestações: ajuda a aumentar a produtividade, pois, com uma subestação de alta ou média tensão, pode-se evitar quedas e interrupções indesejadas, mantendo a operação rodando de forma segura;
  • Operação e manutenção: a CPFL oferece opções flexíveis que garantem a viabilidade do empreendimento, com contrato pontual ou plurianual para atender melhor às necessidades, trabalhando com manutenções preventivas, preditivas e corretivas, modelos de Turnkey ou BOT (Build, Operate and Transfer). Além disso, oferece aumento da vida útil dos equipamentos, previsibilidade de custos e segurança energética.

 

 

 

Gestão de Energia

voltar ao topo ^

Mercado com grande potencial no país, Gestão de Energia é um serviço muito relevante para as empresas dos diferentes segmentos, uma vez que permite a detecção de oportunidades de melhorias. Proporciona, portanto, maior competitividade ao negócio.

Mas Gestão de Energia requer expertise. Ciente da necessidade de amparar os clientes na tomada de decisões, a CPFL Soluções oferece consultorias que indicam quais as melhores soluções para determinadas necessidades. A nova marca fornece também relatórios que ajudam a acompanhar a economia e o desempenho energético. Além disso, oferece apoio jurídico na gestão de contratos.

Contar com uma Gestão de Energia adequada contribui para o sucesso de qualquer empresa, independente do segmento de atuação. Nessa área, a CPFL Soluções oferece os seguintes serviços:
  • Consultoria: a empresa conta com uma equipe altamente capacitada para indicar as melhores soluções em energia. O cliente poderá saber se precisa adequar algo nas suas instalações e receber orientações jurídicas, fiscais ou regulatórias. Ou seja, enquanto a CPFL cuida da energia, o empresário terá mais tempo pra cuidar do seu negócio;
  • Relatórios: a CPFL faz a gestão de todas as informações relevantes para acompanhar a economia e o desempenho energético da sua empresa, contribuindo com a tomada de decisões futuras;
  • Gestão de contratos: a empresa pode contar com o apoio jurídico da CPFL tanto com dúvidas contratuais, quanto de garantias financeiras que possam vir a ser solicitadas;
  • Representação na CCEE: as empresas que fazem parte do mercado livre de energia fazem parte da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que é responsável por registrar e validar as operações desse ambiente, cuidando para que cada contrato de venda tenha seu relativo de compra e ninguém fique descoberto. Como a CPFL faz parte desse mercado desde o início, ela tem o conhecimento necessário para garantir desde o cumprimento de regras, até a definição das melhores estratégias.

 

 

Geração Distribuída

voltar ao topo ^

Paralelamente ao crescimento dos investimentos em infraestrutura e conectado ao maior interesse em investir em fontes renováveis, um processo tende a ganhar força no país: a geração distribuída. A possibilidade de o próprio consumidor gerar sua energia, advinda de fontes renováveis, tem atraído cada vez mais pessoas. Micro e minigeração distribuídas de energia elétrica podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade. Olhar para o futuro é perceber que o cliente não é mais apenas um consumidor passivo.

Mas, afinal, como funciona o sistema de geração distribuída? É simples: a energia produzida pelos consumidores é armazenada na rede elétrica, gerando crédito sobre aquilo que foi produzido. Algo bastante similar a uma conta corrente, por exemplo. Os clientes podem utilizar os créditos gerados em até 5 anos. Uma das principais tendências do mercado de geração distribuída é a geração que advém da energia solar fotovoltaica. Transformar a luz do sol em energia pode reduzir o valor da conta de energia elétrica em até 95%.

No sistema de Geração Distribuída, a fonte solar fotovoltaica demonstra-se perfeita para geração em residências, indústrias e comércios. Em resumo, o painel solar capta e gera energia através da luz do sol. O inversor solar converte essa energia para a rede elétrica. O que mais beneficia os clientes é que o excedente vai para a rede distribuidora, gerando créditos.

Transformar o sol em energia elétrica sustentável é especialidade da CPFL, uma vez que possibilita aos seus clientes foco em economia, com menor impacto sobre o meio ambiente. “Hoje em dia, está cada vez mais comum falar de sustentabilidade, energia renovável, reciclagem etc, pois sabemos que a saúde do meio ambiente corre risco”, lembra Fabiana Avellar, que completa:

“diante desta preocupação cada vez maior, faz muito sentido para pequenos e médios negócios, principalmente, apostarem na energia solar fotovoltaica. O empresário tem retorno do investimento.”

 

 

 

Mercado Livre

voltar ao topo ^

O modelo padrão do setor é o mercado cativo, no qual o consumidor fica conectado a uma concessionária de energia, em que os preços e as condições são totalmente regulados. Contrariando essa lógica, o mercado livre de energia propõe a negociação direta entre consumidores e agentes de mercado, que definem quais as melhores condições para ambos em contratos de compra e venda de energia. Em 2018, o mercado livre já responde por 30% de toda a energia consumida no Brasil.

A expansão do mercado livre de energia tem animado investidores e empresários. Isso porque a contratação permite liberdade de escolha quanto à compra e à fonte desejada. Essa modalidade proporciona escolher de quem comprar energia, negociando preço, duração, entre outras especificidades. O cliente consegue prever também o quanto de energia gastará no futuro. Com o mercado livre é possível ter uma previsibilidade melhor dos custos de energia, porque esse valor contratual foi fechado anteriormente.

Atuando há mais de 10 anos no mercado livre brasileiro, o grupo CPFL atende mais de 1.200 clientes e é, hoje, um dos líderes em comercialização de energia incentivada. Vale lembrar que a contratação de energia no mercado livre só é disponível para empreendimentos comerciais e industriais que consomem a partir de 500 kw.

Confira alguns benefícios em se contratar a CPFL Soluções no mercado livre:
  • Poder de escolha: o consumidor toma as decisões referentes à compra de energia, podendo escolher a fonte desejada e seus parceiros comerciais;
  • Competitividade: permanente concorrência entre geradores e comercializadores pelo atendimento aos consumidores do mercado torna o ACL mais competitivo, reduzindo preços e promovendo aumento da eficiência. Também estimula a inovação em relação aos produtos e serviços disponibilizados. Dessa forma, o mercado livre possibilita uma diminuição nos gastos com eletricidade, fazendo com que os consumidores sejam mais competitivos em seus respectivos ramos de atividade;
  • Flexibilidade: todas as condições de contratação de energia são negociadas livremente entre o consumidor e o fornecedor, tais como preço, volume, prazo, fonte de geração, forma de reajuste e flexibilidades contratuais, entre outros aspectos. A negociação pode envolver, por exemplo, preços ou quantidades diferentes conforme a época do ano;
  • Previsibilidade: uma vez firmado o contrato, o consumidor consegue prever os custos de energia elétrica. As mudanças repentinas nas revisões de tarifas de energia não são percebidas pelos consumidores do mercado livre, pois os preços estão previamente definidos no horizonte do contrato. Portanto, é muito importante que os consumidores do mercado livre tenham contratos de longo prazo;
  • Migração para o mercado livre de energia: cuidamos da migração das empresas para o mercado livre, de seus contratos de energia e fazemos toda a gestão do consumo, garantindo o cumprimento do que foi contratado, priorizando sempre a economia.


Eficiência Energética

voltar ao topo ^

A utilização racional de energia, o que é simplesmente conhecido como eficiência energética, é o modo eficiente de usar a energia para se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. Não basta apenas economizar, é preciso empregar a energia de forma eficiente e evitar desperdícios. Portanto, melhorar a produtividade energética significa reduzir custos e impactos ambientais.

A CPFL Soluções presta diversos serviços com o objetivo de fomentar a otimização energética dos clientes ao mesmo tempo em que este reduz gastos, além de acarretar na diminuição do impacto causado ao meio ambiente. A empresa oferece soluções completas em climatização, podendo reduzir o consumo em até 15%. O know-how da CPFL Soluções compreende a otimização da operação, com a substituição de máquinas que possam melhorar a performance do trabalho, além da autoprodução, que permite diminuir os custos com energia elétrica, disponibilizando sistema em regime emergencial e flexibilizando as operações.

Em Eficiência Energética, a CPFL Soluções presta os seguintes serviços:
  • Climatização: solução completa desde o desenvolvimento do projeto até a instalação e a modernização de centrais de ar-condicionado, que podem reduzir em até 15% o consumo de energia, trabalhando com central de água gelada, sistema de ar condicionado por distribuição e expansão direta, substituição de gás e termoacumulação.
  • Força Motriz: otimização da operação e, se necessário, substituição de máquinas para melhorar a performance, trabalhando com: motores elétricos, sistema industriais, inversores de frequência e termoacumulação.
  • Autoprodução: diminuição dos custos com energia elétrica, disponibilidade de sistema em regime emergencial e flexibilidade operacional.
  • Cogeração: por meio deste sistema é possível a produção simultânea e sequenciada de duas ou mais formas de energia, a partir de um único combustível, o que evita desperdícios, gerando economia para o negócio do cliente.

O setor energético está em processo acelerado de mudança! Isso pode implicar em inúmeros benefícios aos empresários de todas as atividades econômicas, que poderão contar com mais opções para otimizar e economizar energia. Mas para incorporar esses benefícios e aproveitar os avanços contínuos do segmento, é imprescindível buscar empresas especializadas na área, que estejam inseridas no setor e acompanhem de perto essas transformações. Estas mudanças fazem parte de um novo horizonte que já se consolida. Estar apto a absorver esses novos tempos, com agilidade e profissionalismo, é muito mais do que uma vantagem competitiva. É oportunidade de alçar qualquer tipo de negócio para um futuro que, cada vez mais, se aproxima da realidade.