Eletrobras dá passo importante para privatização

Em julgamento realizado na última quarta-feira, TCU aprovou a privatização da companhia

Em julgamento realizado na última quarta-feira, o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou a privatização da Eletrobras.

Entre os integrantes presentes no local, apenas o ministro Vital do Rêgo foi contrário à operação de venda do controle da estatal. Outros sete ministros votaram a favor da privatização. A aprovação abre espaço para que o governo lance edital para venda de ações da companhia. A votação ocorreu durante a segunda e última etapa de avaliação da privatização pelo TCU, onde, os ministros avaliaram o modelo e o valor para a venda de ações da companhia na Bolsa de Valores.

Em fevereiro desse ano, o tribunal já havia deferido o “bônus de outorga”, referente aos valores a serem pagos pela Eletrobras ao governo pela renovação de contratos de 22 hidrelétricas. No julgamento de ontem, Vital do Rêgo fez duras críticas ao processo de privatização e aos cálculos dos valores envolvidos. Logo no início da exposição, ele afirmou que a companhia estava sendo entregue pelo governo ao setor privado a “preço de banana”.

Antes mesmo de apresentar seu voto, o ministro propôs adiar a decisão até que fosse concluída uma fiscalização, autorizada pelo TCU, sobre provisões da estatal. Em votação, no entanto, os ministros decidiram continuar com a análise, o que é um passo importante para a privatização da Eletrobras.

 

Leia Mais:

Eletrobras registra lucro de R$ 2,5 bilhões

Com vetos, Bolsonaro sanciona lei para privatização da Eletrobras

 

Related Posts

Próximo Post

COLUNISTAS

Eduarda Zoghbi - Full Energy

Felipe Kury - Full Energy

Giovane Rosa

Renata Santos - Colunista

BBCE

Most Popular