Em 2017, o crescimento da energia solar distribuída tende a manter o mesmo fôlego registrado nos últimos anos

67

Mais de 120 empresários e especialistas em energia solar participaram ontem, 20 de junho, do 1º Jantar de Negócios da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). O encontro, que aconteceu em um restaurante em São Paulo, contou com a presença de Wilson Ferreira Jr, presidente da Eletrobras, que palestrou durante o evento.

Em sua conversa com o público, Ferreira falou sobre a fase de reestruturação pela qual a Eletrobras está passando, que inclusive inclui a venda de ativos e a redução do nível de investimentos. Também destacou o potencial da energia solar – área em que, inclusive, a companhia tem projetos.

A participação no jantar da Absolar foi concorrida, em sintonia com a fase de crescimento da energia solar no país. Para Ronaldo Koloszuk, diretor comercial da Solar Group e conselheiro da Absolar, o objetivo do encontro foi aproximar os profissionais do setor, criar oportunidades de negócios, informações sobre o mercado e ampliar os conhecimentos sobre os trabalhos da Absolar, mesmo para aquelas empresas que não são associadas. “Além de proporcionar uma palestra de alto nível, que nesse primeiro jantar foi com o presidente da Eletrobras.”

De acordo com Koloszuk , este foi apenas o primeiro de uma série de encontros informais que a associação planeja realizar. “Este jantar foi o início de um ciclo. O próximo jantar será no dia 18 de outubro. A previsão é que a Absolar organize outros quatro encontros semelhantes em 2018.”

O grande interesse pelo Jantar de Negócios da Absolar, promovido na noite de ontem, é um termômetro das boas perspectivas que se tem no país para esta fonte energética. “É impressionante, mas apesar de todos os problemas que o país enfrenta, em 2016 o setor de energia solar cresceu no país na casa de 320% em geração distribuída, mesmo com a queda acentuada do PIB (Produto Interno Bruto). Já em 2017, mesmo com a continuidade dos problemas políticos e econômicos do país, esse crescimento de 300% tende a se repetir.”

O Jantar de Negócios da Absolar contou com a cobertura da Revista Full Energy.