Em parceria com a AES Tietê instituição de ensino amplia ações voltadas para a eficiência energética e sustentabilidade

53

O Mackenzie é uma instituição educacional privada, confessional e sem fins lucrativos, com mais de 147 anos de história. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas, formando cidadãos desde a educação infantil até a pós-graduação. Além de inovar no âmbito educacional, preocupa-se também com as atuais questões energéticas e de sustentabilidade.

Este artigo descreverá as ações de eficiência energética e de geração distribuída realizadas no Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, iniciadas no ano de 2016, por meio do Programa de Eficiência Energética da Eletropaulo, um dos principais direcionadores do uso eficiente de energia regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Benefícios e sustentabilidade 

A criação de programas de incentivo ao uso eficiente de energia e sustentabilidade sempre teve ligação direta com as crises energéticas que ocorreram no Brasil, principalmente, com a crise do petróleo nos anos 1970 e a crise de abastecimento de eletricidade nos anos 2000.

Nestes momentos, as empresas que optam pelo caminho da inovação, utilização de novas tecnologias e melhoria de processos, conseguem perceber os benefícios que estas ações trazem tanto para a redução de custos de suas empresas quanto para a preservação de recursos naturais.

Os sistemas de iluminação, presentes nas indústrias e até em nossas próprias residências, tiveram grande evolução nos últimos anos, com a popularização das lâmpadas fluorescentes, com a redução no uso de lâmpadas incandescentes e, atualmente, com a chegada das lâmpadas LED (Diodos Emissores de Luz), sendo que estas últimas atuam também solucionando os problemas ambientais que as fluorescentes trazem.

Cada vez mais, pessoas e empresas têm buscado alternativas de equipamentos e produtos mais sustentáveis, com menor gasto de energia. Empresas com alto consumo de energia têm equipes de engenharia extremamente capacitadas e dedicadas neste objetivo, enquanto outras buscam consultoria no mercado, assim como o Mackenzie buscou a AES Tietê.