Empresa norueguesa compra fatias de usinas solares no Piauí

111

A Scatec Solar, da Noruega, assinou contrato com a Gransolar (Espanha) para a compra de uma fatia majoritária em duas usinas solares fotovoltaicas que estão, atualmente, aguardando construção no Piauí. As companhias não divulgaram valores, mas ficou estabelecido que a Scatec Solar detém 70% das ações das usinas e a Gransolar ficou com os 30% restantes.

De acordo com as duas empresas, as duas novas usinas devem gerar por volta de 164 mil MW por hora, representando receita anual de R$ 55 milhões. Os projetos, iniciados pela Gransolar após leilão promovido pelo Governo Federal no segundo semestre de 2015, possuem investimento estimado em R$ 418 milhões. As usinas devem começar a ser construídas no início de 2017 e a previsão para o começo da geração de energia é para agosto do mesmo ano.

A Scatec Solar, atualmente, opera usinas nos Estados Unidos, República Tcheca, África do Sul, Honduras e Ruanda, além de possuir projetos em construção na Jordânia. A companhia atua no desenvolvimento e operação de usinas solares e já possui cerca de 600 MW instalados ao redor do mundo.