A Enel Distribuição São Paulo concluiu um projeto de eficiência energética na Universidade Federal do ABC (UFABC), com ações nos dois campi da instituição, em Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Com investimento de cerca de R$ 3 milhões, a iniciativa foi viabilizada por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Chamada Pública de Projetos (CPP/2022), lançada em 2022.
Entre as melhorias implementadas estão a substituição de mais de 12 mil lâmpadas convencionais por modelos com tecnologia LED e a instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.
A estimativa é de que a universidade economize mais de 1.000 MWh por ano — volume suficiente para abastecer 509 residências com consumo médio de 170 kWh por mês.
“A Enel Distribuição São Paulo tem orgulho de contribuir com a eficiência energética em uma instituição de referência como a UFABC. Projetos como este reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o uso consciente da energia. Além de gerar economia significativa, as ações implantadas impactam positivamente o meio ambiente e criam um legado duradouro para a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo”, ressalta Nelson Assumpção, gerente de Sustentabilidade da Enel São Paulo.
O reitor da UFABC, Dácio Matheus, também enfatizou o papel da comunidade acadêmica no sucesso da iniciativa:
“Reunimos um corpo docente, técnico e discente capaz de transformar um projeto de eficiência energética em algo maior: um laboratório vivo para nossos alunos e pesquisadores. Isso gera ganhos para a UFABC, para a Enel, e, principalmente, para a sociedade, por meio da melhoria na gestão dos recursos. O modelo de gestão que conseguimos implementar aqui, especialmente no caso da eficiência energética, é exemplar: envolve pesquisadores, pós-graduandos, graduandos, o corpo técnico e a própria gestão universitária. Queremos continuar contando com essa parceria em novos projetos”, conclui.
Campus Santo André – No campus de Santo André, o projeto contemplou a modernização completa da iluminação interna e externa, além da instalação de um novo sistema fotovoltaico, com potência instalada de 125,58 kWp.
Também foram realizadas melhorias nos sistemas de climatização, com a substituição de equipamentos de ar-condicionado por modelos mais eficientes.
Campus São Bernardo do Campo – Já no campus de São Bernardo do Campo, a iluminação do estacionamento foi modernizada com luminárias LED, contribuindo para a segurança e redução do consumo de energia. Ambientes como laboratórios, salas de aula e setores administrativos também receberam novas lâmpadas LED.
O local passou ainda a contar com um sistema de geração solar fotovoltaica, com potência instalada de 87,36 kWp.
Ganhos ambientais
Além da economia de energia, o projeto contribui para a sustentabilidade ambiental, evitando a emissão de aproximadamente 56,64 toneladas de CO₂ na atmosfera — o que equivale ao plantio de 2.240 árvores.
Programa de Eficiência Energética da Enel SP
O Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição São Paulo existe desde 1998, e já investiu aproximadamente R$ 1,1 Bilhão em 438 projetos com foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais.
As obras de eficiência energética da Enel são regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e fazem parte da Chamada Pública de Projetos (CPP).