Estado do Piauí conta com 300 usuários de microgeração

49

O Piauí já demonstra força no mercado de microgeração de energia. Atualmente o estado já tem 300 microprodutores de energia limpa, e cerca de 800 inscritos esperando sua vez para produzir a sua própria energia.

A Eletrobras tem contribuído para acelerar o processo para conceder as permissões. além disso o preço das placas está ficando cada vez mais acessível para a população em geral e em breve o método se difundirá com mais facilidade.

Segundo o secretário de Mineração do Piauí, Luís Coelho, “As pessoas falam que o preço das placas é muito alto, foi, o Governo desonerou tudo, gerar um watt de energia em 2011, por exemplo, era U$ 0,97 , hoje é U$ 0,33; então veja que a queda foi grande, o Governo deu todo incentivo, fez lei beneficiando, deu incentivo fiscal, só vai cobrar ICMS do que produziu e consumiu e o preço da placa diminuiu, o investimento hoje em energia fotovoltaica, na micro e miniprodução é o melhor resultado que se tem no Brasil, é melhor do que comprar na poupança, melhor que comprar carro novo.”