Evento “Energia com Equidade” destaca protagonismo feminino

Iniciativa reunirá especialistas e lideranças do setor para discutir justiça de gênero, financiamento climático e combate à pobreza energética

O Pacto Nacional pela Equidade de Gênero na Energia promove nesta quinta-feira, 7 de agosto, o evento “Energia com Equidade: Mulheres no Centro da COP30”, no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.

Com foco no papel essencial das mulheres na construção de soluções para o enfrentamento da crise climática, a iniciativa reunirá especialistas, lideranças do setor energético e representantes de organizações nacionais e internacionais em um dia de debates e articulação para a construção de uma transição energética mais justa e inclusiva.

A programação inclui painéis sobre transição energética com justiça de gênero, financiamento climático com perspectiva de gênero e pobreza energética, além da leitura da Carta das Mulheres da Energia para a COP30, que será apresentada como um documento simbólico de compromisso coletivo com a equidade de gênero nas políticas públicas de energia e clima.

Durante o evento, será reforçada a importância da inserção das mulheres nas decisões que afetam diretamente o futuro do planeta.

“Mais uma vez, esse evento mostra como a inclusão de mulheres e a sororidade conseguem impactar efetivamente o mundo para melhor. De um lado, as mulheres são as que mais sofrem com as mudanças climáticas; de outro, são as que mais se preocupam com o futuro do planeta. Então, elas têm que fazer parte. A participação das mulheres nas decisões tomadas em termos de política pública é indispensável para que a gente alcance o net zero em 2050”, destaca Renata Isfer, presidente da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás) e membro do Pacto Nacional pela Equidade de Gênero na Energia.

O evento marca um passo importante na mobilização de lideranças femininas do setor energético em direção à COP30, que será sediada pelo Brasil em 2025.

A proposta é construir um espaço colaborativo de escuta, articulação e proposição, onde o olhar feminino contribua com soluções eficazes para a transição energética e a justiça climática.

“A realização da COP30 no Brasil nos inspira a fortalecer a atuação do Pacto. Conduzimos uma pesquisa com o foco em mulheres que contou com mais de 1.000 respondentes, dentre as quais cerca de 150 mulheres já confirmaram presença na COP 30 e, aproximadamente, 400 manifestaram interesse em participar. Estamos preparadas para contribuir com dados, propostas e experiências consolidadas por meio do Pacto e sempre com o objetivo de fortalecer a diversidade, a justiça social e a transição energética justa”, conclui Elusa Moreira Barroso Brasil, vice-coordenadora do WiE-BR do CIGRE e assessora executiva da diretoria geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Entenda o Pacto Nacional pela Equidade de Gênero na Energia

O Pacto Nacional pela Equidade de Gênero na Energia é uma iniciativa de organizações comprometidas em promover a inclusão, diversidade e liderança feminina no setor energético brasileiro.

O objetivo é desenvolver programas, projetos e ações colaborativas que ampliem a participação de mulheres, especialmente em cargos de liderança, fomentem o ingresso de jovens nos setores técnicos, garantam equidade salarial e condições justas de trabalho, além de promover práticas inclusivas com enfoque interseccional e em direitos humanos.

O Pacto reúne diversas organizações, movimentos e coletivos, como:

Sim, elas existem; Advogadas Energéticas; Congresso das Mulheres da Energia; Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMGeo); Comitê de Diversidade e Inclusão e Mentoria Feminina SPE Seção Bahia/Sergipe; Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia; Damas da Energia; Elas no ACL; IWB Energia (Infra Women Brazil); Mulheres do Biogás; Mulheres pela Eficiência e Energia (WEE); Mulheres de Energia; Mulheres do Petróleo e Energia; Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (MESol); Women in Business (WiB) – Consulado da Noruega; Women in Energy (CIGRE Brasil); Women in Green Hydrogen; WIN SPE Seção Brasil (Women in Energy); WISTA Brazil.

SERVIÇO
Evento: Energia com Equidade: Mulheres no Centro da COP30
Data: Quinta-feira, 07 de agosto de 2025
Horário: 08h30 às 17h
Local: Auditório do Ministério de Minas e Energia – Brasília/DF

Related Posts

COLUNISTAS

Eduarda Zoghbi - Full Energy

Felipe Kury - Full Energy

Giovane Rosa

Renata Santos - Colunista

BBCE

Most Popular