Uma empresa jovem que baseou sua operação em dois pilares sólidos: tecnologia e inovação.
Assim é a Evoltz, uma companhia que, com apenas seis anos de existência, já é reconhecida no mercado pela sua excelência operacional no setor de transmissão de energia.
“Na Evoltz, acreditamos que a inovação é o alicerce que possibilita um crescimento sustentável para a empresa e que nos ajuda a crescer com os desafios. Em 2023, por exemplo, precisamos lidar com obstáculos oriundos das mudanças climáticas e foi a tecnologia e um time muito preparado que tornaram possíveis soluções disruptivas”, afirma Ricardo Cyrino, CEO da Evoltz.
O executivo se refere ao período em que, em 2023, foi implementado na Evoltz um projeto de resiliência de ativos com duas principais frentes.
Uma delas, de médio prazo, na qual foram definidas drivers de O&M e desenhadas soluções antes que a empresa fosse ao mercado avaliar parceiros que pudessem auxiliar na resolução dos desafios definidos no plano inicial.
Na outra, foram mapeadas uma série de iniciativas capazes de serem desenvolvidas internamente pela equipe da Evoltz.
“Após concluirmos nossas iniciativas de curto prazo, a partir de 2024, iniciamos o que chamamos internamente de funil de inovação e investimento em pesquisa e desenvolvimento, com foco nos desafios de médio prazo. Trata-se de uma iniciativa que funcionou como um verdadeiro catalisador para nossa eficiência, permitindo que implementássemos soluções inovadoras, capazes de reduzir perdas, otimizar a manutenção e aumentar a confiabilidade das nossas linhas”, complementa o CEO.
Segundo o executivo, a abordagem adotada pela Evoltz é capaz de trazer ganhos significativos, tanto operacionais quanto financeiros, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
Entre as principais iniciativas adotadas pela companhia está o monitoramento climático por meio de estações meteorológicas, instaladas diretamente nas torres de transmissão.
Lançado em 2023, o projeto foi impulsionado pela necessidade identificada pela Evoltz de antecipar decisões estratégicas e atuar com maior precisão.
“Já colhemos resultados extremamente positivos. Essa tecnologia nos permite reduzir custos operacionais, prolongar a vida útil dos ativos e garantir uma maior confiabilidade do sistema”, diz.
O diferencial do projeto vai além da coleta de dados climáticos.
Ele utiliza sensores avançados e aplica modelagem preditiva com inteligência artificial, o que possibilita a previsão de riscos e emissão de alertas automatizados.
No caso da Evoltz, a tecnologia elevou a capacidade de previsibilidade do negócio a um novo patamar, otimizando recursos e integrando a tecnologia com sistemas que já operavam os ativos da companhia.
O resultado é um modelo operacional mais seguro, eficiente e alinhado às demandas do setor elétrico do presente e do futuro.
“Nossa jornada de inovação não seria possível sem a participação ativa dos nossos colaboradores. Na Evoltz, a cultura colaborativa é essencial para conectar diferentes perspectivas, fomentar ideias e solucionar desafios complexos. Também em 2024, reforçamos a inovação como um valor central da companhia, promovendo atividades com equipes multidisciplinares, canais abertos para troca de ideias e programas que incentivam o compartilhamento de conhecimento”, concluiu Cyrino.
Para 2025, a Evoltz está focada em integrar tecnologia de ponta e inovação de maneira estratégica para transformar desafios em oportunidades.
O objetivo da companhia é claro: mitigar riscos, aumentar a performance dos ativos e consolidar uma operação cada vez mais eficiente, competitiva, e que siga colaborando efetivamente para a segurança de todo o sistema nacional.