Fabricante de caminhões pesados defende fim dos combustíveis fósseis nos transportes comerciais até 2050

112

“Alcançar zero emissões de CO2 no nosso setor, dentro do prazo do Acordo de Paris, é atingível, mas exigirá mudanças a alta velocidade sem precedentes e um compromisso sério e conjunto entre os sectores público e privado”, afirmou Henrik Henriksson, Presidente e CEO da Scania.

Uma análise abrangente realizada pela Scania e revista por um painel académico externo, mostra que podem ser seguidos vários caminhos para eliminar gradualmente as emissões de carbono. Traçando o caminho para zero emissões até 2050, através de uma abordagem baseada num modelo de “back-cast”, a análise mostra a viabilidade de caminhos simultâneos. A pesquisa abrange três segmentos de transporte: transporte de longo curso, distribuição e autocarros urbanos, e quatro países: Suécia, Alemanha, China e EUA.

“Podemos alcançar uma redução de mais de 20% das emissões de CO2, trabalhando de forma ainda mais inteligente nos sistemas de transporte atuais, por exemplo, através de rotas melhoradas e de uma melhor gestão da carga. Além disso, existem vários caminhos a seguir, considerando os combustíveis e os grupos propulsores, para um futuro sem combustíveis fósseis. Os biocombustíveis proporcionam as maiores reduções das emissões de CO2, e a eletrificação é a opção mais económica”, explicou Henriksson.

As novas tecnologias podem levar muito tempo até serem amplamente adotadas, uma vez que o stock existente de veículos roda lentamente. Não utilizar combustíveis fósseis até 2050 requer, por isso, mudanças em grande escala já em 2025, incluindo não apenas novas tecnologias, mas também novas infraestruturas. Além disso, temos que atingir uma taxa média de crescimento global das novas tecnologias de geração de energia sem utilização de combustíveis fósseis de pelo menos 5 a 10 pontos percentuais por ano e alcançar uma penetração total de vendas até 2040. Para alcançar este objetivo, o sector dos transportes e as indústrias adjacentes devem iniciar uma mudança rápida imediatamente.