Eleito entre os 100 Mais Influentes da Energia de 2024 na categoria infraestrutura, Fernando Orsini Rodarte, Vice-presidente de Energia, Óleo e Gás da Consag, é Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IAG PUC/RJ, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e pós-MBA pela Kellogg School of Management, Chicago, EUA.
Tendo mais de 25 anos de experiência, em implantação de empreendimentos, desenvolvimento de negócios e de parcerias, relações institucionais com empresas privadas, entidades públicas e autoridades locais no Brasil, América Latina e África, vem atuando na construção de Obras de Geração/Transmissão de Energias (Usinas Termoelétricas, Parques Eólicos e Usinas/Plantas de Geração Fotovoltaicas, Linhas de Transmissão), O&G (Plantas Industriais, Gasodutos, Petroquímica) Infraestrutura (Portos, Rodovias, Mineração, Siderúrgicas) de forma integrada e impulsionando a gestão estratégica dos empreendimentos e de resultados.
O executivo lidera atualmente a Vice-presidência de Energia, Óleo e Gás da Consag, empresa do Grupo Andrade Gutierrez.
Sob sua gestão, a Consag aumentou sua representatividade e atuação no mercado de energias renováveis, detendo o maior portifólio de parques solares, tornando-se o maior construtor deste mercado. Destacam-se também outros segmentos de atuação como: Parques Eólicos, Plantas de Processamento de Gás Natural e Linhas de Transmissão Estruturantes – que possuem também expressivos projetos já realizados e em desenvolvimento.
Em 2024 a Vice-presidência se orgulha de participar de projetos que somam mais de 1,1 GigaWatts de Geração de Energias Renováveis com as importantes conclusões do Parque Eólico de Novo Horizonte/BA com 423 MWp, o parque solar de Ribeiro Gonçalves/PI com 283MWp e o início das obras de Puerta de Oro, desta vez na Colômbia com 360 MWp. Já no mercado de gás concluiu e colocou em operação o Terminal de Regaseificação de 15.000 m3/dia em Barcarena/PA e a também a Planta de Liquefação de Gás 680Nmilm3/dia, em Parnaíba/MA. Por fim, no Segmento de Transmissão e Distribuição de Energias, em 2024, a Consag está participando da construção de aproximadamente 2.000 km de linhas de transmissão, 13 SE nos estados de SP, MG, BA, PI, PE, AL e CE. Ao todo, em todos estes projetos, foram quase 6.000 empregados da AG na realização de todas essas grandiosas obras, trazendo grande desenvolvimento para as regiões em que atua.
Já para o ano de 2025, Fernando Orsini concentra as expectativas para novos investimentos e obras previstas novo Leilão de Reserva de Capacidade em vias de ser divulgado pela Aneel contando ainda com a possibilidade do retorno de projetos de Usinas Hidrelétricas de médio porte e também o Novo Plano de Negócios 2025/2029 da Petrobras recém-divulgado, que concentra um volume importante de investimentos e projetos relevantes para o cenário nacional.
Com esta atuação, o executivo tem a convicção que continuará elevando a participação da Andrade Gutierrez, ampliando o destaque da Consag no mercado de Energia, participando da implantação de grandes projetos e contribuindo para o desenvolvimento da indústria da construção no Brasil e América Latina.