Geração de usinas térmicas cai 32,4% em junho

74

Segundo informações do boletim InfoMercado Mensal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, as usinas térmicas do Sistema Interligado Nacional – SIN produziram 12.034 MW médios em junho de 2016, montante 32,4% inferior ao entregue no ano passado, quando a produção alcançou 17.803 MWmédios no período.

As usinas movidas a óleo diesel e a gás (mais caras e poluentes), diminuíram em 73,3% e 49,1% a produção, respectivamente. A queda tem como principal fator o desligamento de térmicas mais caras, decisão tomada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) ainda no ano passado, aliada à melhora no nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas e à retração econômica.

Em junho, todas as usinas do sistema produziram 59.258 MW médios, montante 1,2% superior aos 58.567 MWmédios gerados no mesmo período de 2015. A representatividade da fonte térmica chegou a 20,3% de toda a energia gerada no país em junho. A geração hidráulica, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) somou 70% de toda energia entregue ao SIN e as usinas eólicas, por sua vez, foram responsáveis por 6,1% do total produzido no período.

O consumo de energia no SIN, em junho, alcançou 59.210 MW médios com queda de 0,9% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, e aumento de 6,9% no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores.