sábado, julho 20, 2019
Notícias Tecnologia e Inovação Google usa inteligência artificial para otimizar uso de energia elétrica

Google usa inteligência artificial para otimizar uso de energia elétrica

303

O Google está usando inteligência artificial para otimizar o uso de energia elétrica consumida pelos seus data centers.

A companhia aplicou um sistema desenvolvido pela subsidiária DeepMind, focada em I.A., para manipular seus servidores e equipamentos relacionados como sistemas de refrigeração. A tecnologia é similar ao software da DeepMind usado para aprender a como jogar videogames do Atari e o jogo de tabuleiro Go.

Demis Hassabis, co-fundador da DeepMind, disse que a tecnologia apresentou uma melhoria de 15% na eficiência do uso de energia dos data centers. Além de reduzir custos, a tecnologia proporciona ganhos ambientais.

O Google adquiriu em 2014 a então startup DeepMind pelo valor aproximado de US$ 600 milhões. Em 2014, o Google informou que usava 4,402,836 MWh de eletricidade, o equivalente ao consumo anual de aproximadamente 367 mil casas americanas. Uma proporção significativa do gasto de energia da companhia vem de seus data centers, que suporta seus serviços globais de Internet e aplicativos móveis. Isso significa que, ao reduzir o consumo de energia em 10%, o Google consegue poupar milhões de dólares.

E não é de hoje que a gigante de buscas tem aplicado inteligência artificial para reduzir seus custos com eletricidade. Em 2014, a empresa anunciou que usava redes neurais para prever como seu uso de energia mudaria com o tempo, permitindo organizar equipamentos de forma mais eficiente.

Porém, com o DeepMind, esses esforços vão além. O sistema controla cerca de 120 variáveis em seus data centers, desde sistemas de refrigeração, ventoinhas e janelas, indicou Hassabis.

Ao invés de decidir estratégias para vencer jogos do Atari, no caso do Google, o software da DeepMind muda a forma como o equipamento funciona dentro dos data centers para obter a pontuação mais alta, que nesse caso é o consumo mais eficiente de energia elétrica.