Governo do Tocantins investe na viabilização de projetos de energia solar

58

O Governo do Tocantins está procurando viabilizar projetos de energia solar no estado através geração e o uso em áreas urbanas e rurais, por meio da concessão e isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 25% sobre a energia gerada pelo sistema solar fotovoltaico.

A previsão das autoridades é de que até 2030, 20% da energia produzida e consumida no Estado seja provinda desta fonte. Além da medida de isenção de ICMs para beneficiar os consumidores, os tocantinenses também vão ter desconto para adquirir os equipamentos, assim a implantação do sistema solar fica ainda mais viável.

O Estado do Tocantins se apresenta eminentemente com um excelente potencial para aproveitamento do fluxo solar incidente, o que em despertado o interesse de investidores e empresas.

Considerando a importância do tema, o Governo também decidiu, através do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), investir na elaboração do Atlas Solar do Estado do Tocantins, incentivando também a busca por pesquisa e tecnologias que levem energia sustentável para pequenas comunidades isoladas.