O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a disponibilização de cerca de R$ 6 bilhões em investimentos para descarbonização da indústria por meio de hubs de hidrogênio em todo o mundo.
A iniciativa conta com a parceria do Climate Investment Funds (CIF).
O fundo internacional vai disponibilizar financiamento de baixo custo para alavancar projetos do setor.
O anúncio foi feito em reunião paralela do Ministerial de Energia Limpa e Missão Inovação (CEM-MI, sigla em inglês), em Foz do Iguaçu (PR).
Silveira ressaltou a importância de mais uma parceria internacional, desta vez com o Reino Unido.
Será aberta chamada pública para o recebimento de projetos em hidrogênio de baixa emissão de carbono.
“Essa ação é parte fundamental do Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), e está alinhada com o nosso plano de trabalho trienal 2023-2025. Queremos consolidar polos de hidrogênio de baixa emissão no Brasil até 2035, aproveitando nossa vasta riqueza de produtos energéticos e a criatividade do nosso setor industrial”, afirmou o ministro.
O projeto selecionado de diversos países será convidado a apresentar um Plano de Investimento e, se este for aprovado, será elegível para receber o financiamento.
Segundo o ministro, os polos servirão para integrar as etapas de produção, armazenagem e transporte, conectando diferentes setores da economia.
“Estruturar estes polos nos permitirá atender não só a demanda local, como nos tornar um país competitivo no cenário global de hidrogênio“, finalizou o ministro.
A chamada pública busca soluções que atendam aos critérios de elegibilidade, alinhadas com os objetivos do CIF e focadas na descarbonização de setores industriais difíceis de abater.
As propostas selecionadas poderão ter a oportunidade de compor o plano de investimentos do Brasil para acessar o financiamento, que poderá cobrir desde projetos de engenharia até a aquisição de equipamentos e capital de giro.