Hidrelétrica de Icém abre comportas por causa do nível do rio Grande

194
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A usina hidrelétrica de Marimbondo, em Icém (SP), abriu as comportas na manhã deste domingo (17) por causa do alto nível do rio Grande. A informação de que a comportar seriam abertas foi confirmada pela assessoria de Furnas.

A última vez em que as comportas da hidrelétrica foram abertas foi em abril de 2011. Segundo Furnas, até sexta-feira (15), o reservatório de Marimbondo encontrava-se na elevação 444,02 metros, o que representa um volume útil de 81,90%, estando 18,02 metros acima do seu nível mínimo de operação. Em janeiro de 2015, o nível do reservatório de Marimbondo estava em 431 m, cinco metros acima do nível mínimo de operação, o equivalente a um volume útil de 13,31%.

Muitos moradores da região foram até o local para ver as comportas se abrirem. De acordo com Furnas, os moradores das cidades vizinhas foram avisados para terem cuidado por causa do rápido aumento de vazão do rio. Antes de abrir as comportas, a usina disparou um alarme por três vezes. O procedimento foi rápido e a vazão é controlada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).