A Hitachi Energy foi selecionada pela Pattern Energy para fornecer seu sistema de corrente contínua de alta tensão (HVDC) e outras tecnologias avançadas para o Projeto de Transmissão SunZia.
Ele conectará o projeto SunZia Wind, de 3.500 megawatts (MW), no Novo México, à rede elétrica do Arizona e do sul da Califórnia, que estará entre as maiores redes de transmissão do mundo que fornecem energia renovável.
A tecnologia HVDC Light® da Hitachi Energy vai transferir com eficiência e integrar grandes volumes de energia eólica ao longo de mais de 885 quilômetros (550 milhas) na rede elétrica da região.
Isso aumentará significativamente a disponibilidade de energia sustentável para residências e empresas em toda a região.
O projeto de transmissão, quando concluído, terá uma capacidade total de 3.500 MW, eletricidade limpa e renovável suficiente para fornecer energia a aproximadamente três milhões de americanos. O link de HVDC transmitirá com eficiência até 3.000 MW dessa energia para o oeste do Arizona.
O sistema HVDC Light® será a maior instalação de conversor de fonte de tensão (VSC) dos Estados Unidos, um dos maiores do mundo e uma das conexões HVDC mais longas do país.
“Estamos orgulhosos de promover um futuro de energia sustentável para todos no sudoeste dos Estados Unidos, permitindo que a Pattern Energy integre eletricidade livre de emissões na rede regional que atende o Arizona e o sul da Califórnia”, disse Niklas Persson, Managing Director do negócio de Grid Integration da Hitachi Energy.
“Nossas tecnologias HVDC líderes de mercado, combinadas com nossa expertise em execução, nos tornam o parceiro ideal para ajudar os EUA a atingir suas metas de carbono neutro, maximizando de forma eficiente e confiável seus recursos de energia renovável.
“Nossa colaboração com a Hitachi Energy é um marco importante para o Projeto de Transmissão SunZia e nos permitirá aproveitar e levar esse grande potencial energético para as áreas onde há uma alta demanda por energia renovável”, disse Hunter Armistead, CEO da Pattern Energy.
“O uso da tecnologia HVDC aumentará a confiabilidade e a resiliência da rede elétrica e desempenhará um papel vital no fornecimento de energia limpa e na implantação de um sistema de energia sustentável nos EUA.”
O projeto SunZia fará a ligação de 3.000 MW entre Corona, Novo México e Pinal County, no Arizona. A Hitachi Energy já começou a trabalhar no projeto e na engenharia das duas estações conversoras HVDC Light®, uma em cada extremidade do Link. A estação de transmissão converte a energia de CA para CC para transporte nas linhas aéreas e, em seguida, de volta para CA para integração na rede receptora.
A Hitachi Energy fez uma parceria com a Quanta Services, Inc. (Quanta) para fornecer uma solução de projeto turnkey para uso no projeto SunZia, incluindo a gestão da construção de HVDC e a instalação de prédios nos locais associados ao projeto.
A Quanta é líder do setor e fornece soluções de infraestrutura especializadas para o segmento de serviços públicos, energia renovável, comunicações, oleodutos e indústrias de energia no geral.
A colaboração com a Quanta foi projetada para alavancar as competências essenciais das duas empresas, a fim de fornecer uma solução de primeira classe para o projeto.
As estações conversoras HVDC estão planejadas para entrar em serviço até o final de 2025 para dar suporte ao teste final e ao comissionamento das instalações da SunZia Wind em 2026.
Para encontrar a solução ideal que considera o impacto da nova instalação na rede existente, um estudo e uma análise abrangente de interconexão foram conduzidos pelos consultores especializados da Hitachi Energy.
|
A Hitachi Energy também fornecerá a tecnologia “chopper de corrente alternada (CA)” para ajudar na restauração de energia, caso o fluxo na linha CC ou na rede CA do Arizona, seja temporariamente interrompido por condições climáticas e outros eventos de contingência.
A Hitachi Energy forneceu mais da metade dos projetos de HVDC na América do Norte. Entre eles estão o sistema de transmissão Pacific Intertie, que transfere eletricidade do noroeste do Pacífico para Los Angeles; o projeto Quebec-New England, que foi o primeiro de transmissão HVDC multiterminal em larga escala do mundo; e o projeto Maritime, que conecta as ilhas de Newfoundland e Nova Scotia, apoiando a integração de fontes de energia renováveis e melhorando a estabilidade da rede.
A empresa também anunciou recentemente novos projetos de HVDC, incluindo o Champlain Hudson Power Express, a modernização da estação conversora de Châteauguay com a Hydro Quebec e o InterMountain Power Project.