A Huawei, por meio da subsidiária Huawei Digital Power, segue ganhando mercado e expandindo os negócios de energia renovável de zero carbono. No último mês, em parceria com a HDT Energy, a empresa assinou dois memorandos de entendimento (MOU) com a Megacomm Solar e a Connectoway, que serão novos canais de distribuição da equipamentos fotovoltaicos da Huawei no Brasil.
A Huawei Digital Power é líder global no desenvolvimento de dispositivos eletrônicos inteligentes para a geração e o armazenamento de energia renovável. “Nossa missão é expandir o uso de energia renovável e acelerar a digitalização do setor elétrico no Brasil para promover a neutralidade de carbono em diversos setores da economia”, afirma Mason Qing, presidente da Huawei Digital Power no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2021 o Brasil produziu 13,6 GW de potência operacional de fonte solar. Isso colocou o país em 14º lugar no ranking global de países que mais fazem uso de energia solar da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).
Como parceiros exclusivos da Huawei no Brasil em Geração Distribuída, a HDT Energy compartilha da mesma missão, contribuir fortemente para alterar o cenário caótico atual do meio ambiente no mundo, atuando com foco na cadeia sócio econômica do setor no país.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados exponenciais alcançados, e ainda mais aguerridos no objetivo de expandir nossas parcerias comerciais com Distribuidores no mercado nacional. Desta forma, contribuir com a disseminação do conceito de energia renovável de zero carbono, sem esquecer das oportunidades geradas no setor, com a geração de milhares de empregos, e a formação de novos profissionais, especialistas na área, e cidadãos muito mais conscientes”, afirma Leonardo Cyrino – CEO da HDT Energy no Brasil.
Com sede em São Paulo, a Megacomm Solar é um dos maiores distribuidores de equipamentos fotovoltaicos da região. A partir da assinatura do MOU, a empresa será responsável pela comercialização de kits fotovoltaicos para integradores e consumidores finais de todo o Brasil. Bruno Bonfá, Diretor Geral da Megaconn, afirma que “a celebração do contrato com a Huawei é de extremo valor para nós, não somente pela exclusividade dele, mas principalmente pela relevância da marca no mundo, a qual nos agregará muito valor”.
A Conectoway já é parceira Huawei na distribuição de soluções para o setor de telecomunicações. A partir desse novo acordo, as empresas ampliam a parceria para equipamentos de geração de energia solar. “Estamos ampliando nossa atuação no Brasil com uma nova vertical de negócio: a de energia solar. Acreditamos que esse é um mercado em expansão e que traz muitos benefícios ao país em termos de energia limpa e renovável. Além disso, ficamos honrados em contar com um parceiro de longa data como a Huawei neste novo desafio”, comenta Carlos Cartaxo, CEO da Connectoway.
Os equipamentos fotovoltaicos da Huawei possuem soluções de inversores, otimizadores e o sistema de armazenamento de energia de string inteligente, que pode melhorar o rendimento em 30% e o poder de armazenamento em até 15%. Os inversores Huawei suportam proteção inteligente de arco AFCI e desligam automaticamente em 0,5 segundos, garantindo a segurança dos sistemas.
Nestes 11 anos de atuação no Brasil, as tecnologias digitais desenvolvidas pela Huawei ajudaram a gerar 3,9 bilhões de kWh e reduziram em 1,8 milhão de toneladas as emissões de carbono do país, o equivalente a 2,5 milhões de árvores plantadas. Para o presidente da Huawei Digital Power, essas novas parcerias irão impulsionar os negócios da empresa no país, ampliar o uso de fontes renováveis e acelerar o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.