Inscrições para o Workshop Nacional de CGHs superam as expectativas

91

 

Evento acontece nos dias 28 e 29 de março, em Curitiba, PR

 

Começa amanhã, 28 de março, em Curitiba, PR, o 1º Workshop Nacional de CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas). Com encerramento na quarta-feira, dia 29 de março, o evento é promovido pela Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH).

Economista e empreendedor do setor elétrico, Paulo Arbex comemora o grande interesse de profissionais do setor em participar do evento. “A estimativa inicial era de ser um workshop para 150 pessoas, mas a procura nos surpreendeu. Hoje temos 330 inscritos e uma fila de espera”, relata Arbex, que é presidente da ABRAPCH. Por conta da grande procura, a Associação já analisa a realização de um segundo evento sobre o tema.

O Workshop Nacional de CGHs foi criado com o objetivo de capacitar os empreendedores para os desafios que virão neste setor, depois de conquistas que foram obtidas no ano passado:

– o Congresso Nacional aprovou o aumento do potencial de geração de CGHs, de 3 MW para 5 MW (MP 735, Lei nº13/360);

– o governo federal permitiu a participação das CGHs nos leilões públicos de energia.

“Com estas duas medidas, o produtor passa a ter condições de vender sua energia no longo prazo”, frisa Arbex.

 

O WORKSHOP

A ABRAPCH assumiu, junto ao Ministério de Minas e Energia (MME), à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o compromisso de capacitar os empreendedores deste segmento, que são os microempreendedores do setor elétrico.

O primeiro dia do Workshop abordará tópicos acerca das consequências das alterações na legislação, tanto no setor quanto na cadeia produtiva nacional. Já no segundo dia de evento os participantes terão um treinamento exclusivo com a Empresa de Pesquisa Energética sobre  cadastramento e participação das CGHs nos leilões de energia.

“É um setor que tem papel importante a desempenhar na matriz energética e na economia brasileiras. Produz energia limpa e barata, com benefícios sociais importantes, uma vez que gera inúmeros empregos e movimenta toda uma cadeia, que é distribuída e pulverizada.”

O Workshop Nacional será, na opinião de Arbex, um divisor de águas para o setor de CGHs no Brasil. “O objetivo da ABRAPCH é lançar o segmento de CGHs no país. E estamos trabalhando para lançar uma agenda positiva, capaz de deslanchar os investimentos em CGHs.”

O MME, a Aneel e a EPE enviarão para o workshop técnicos para ajudar na exposição e  no treinamento dos empreendedores. E a sede deste segmento por capacitação e acesso a informações é grande, por conta do grande nome de inscritos. “Além de algumas autoridades, teremos no evento dezenas de empreendedores do setor, fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços”, afirma Arbex, que acrescenta: “Além dos empresários de CGHs, teremos pequenos, médios e grandes fabricantes, que desenvolveram produtos específicos para este setor”. O workshop inclusive terá a participação de alguns dos maiores fabricantes de tecnologias para o setor elétrico e que estão antenados em formatar soluções para este modelo de geração.

Mais informações em http://abrapch.com.br.