Depois do anúncio de que o Brasil vai aderir à Opep+, em matéria da Bloomberg News, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, afirmou que a empresa está iniciando estudos e pesquisas para avaliar as chances de abertura de uma unidade da Petrobras na região do Oriente Médio.
A subsidiária seria chamada de Petrobras Árabia, mas nenhum detalhe sobre o projeto foi oferecido.
No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está ciente da informação. Em coletiva de imprensa após sua participação na COP28, em Dubai, o parlamentar disse não estar informado sobre os planos de Prates e a questão deveria ser feita ao mesmo.
“Como a cabeça dele é muito fértil e ele pensa na velocidade de Fórmula 1, e eu funciono numa velocidade de Volkswagen, preciso aprender o que é isso que ele vai fazer. Se a Petrobras tem algum investimento para fazer aqui, eu não sei no quê”, afirma Lula.
Essa discussão ocorre ao mesmo tempo que o Brasil tenta se colocar como exemplo na Transição Energética e Lula afirma que a Petrobras não ficará limitada apenas a petróleo.
“A Petrobras, enquanto empresa, vai ter que fazer o que precisar fazer para se transformar numa grande companhia e ajudar o Brasil crescer. Mas, ao mesmo tempo, a Petrobras vai se transformar numa empresa não de petróleo apenas. Numa empresa que vai cuidar da energia como um todo”, conclui o presidente brasileiro.