Mara Schwengber: Crescer do jeito certo é o único caminho sustentável

A leitura pragmática das transformações em curso e a construção gradual de negócios alinhados a novos desenhos de mercado são características que marcam e destacam a trajetória de Mara Andrea Schwengber, CEO da Solled Energia e da WG Energia, no setor de energia brasileiro. Com mais de 14 anos de atuação, sua experiência atravessa áreas como geração distribuída, armazenamento de energia, mobilidade elétrica, mercado livre e eficiência energética.

No último ano, sua atuação se concentrou em um movimento de amadurecimento estratégico. A expansão internacional com foco no Mercosul, o aprofundamento em soluções de armazenamento e o fortalecimento da distribuição de equipamentos relacionados a geração de energia, caminharam em paralelo à ampliação da infraestrutura de mobilidade elétrica e à formação de ativos próprios em geração solar. O crescimento, segundo a executiva, foi conduzido de forma planejada, com atenção à sustentabilidade financeira e à consistência operacional.

O comando desses processos está ancorado em transparência, disciplina e visão de longo prazo combinados a agilidade com análise estruturada de dados, tendências globais e impactos regulatórios. Para Mara, decidir rapidamente não significa abrir mão de método, mas sustentar escolhas com responsabilidade. “Crescer do jeito certo é o único caminho sustentável”, diz.

Em sua leitura, o setor caminha para uma integração cada vez maior entre geração distribuída, digitalização, armazenamento e mobilidade elétrica. Modelos mais flexíveis de contratação e consumo ganham espaço, deslocando o foco do fornecimento isolado de equipamentos para soluções completas, baseadas em planejamento e execução consistentes.

Além da atuação executiva, Mara mantém participação ativa em instâncias institucionais do setor, com envolvimento na ABSOLAR no Rio Grande do Sul, no Subcomitê de Energia Solar do Estado do Rio Grande do Sul e no Conselho Deliberativo da ACI. Essa presença reflete a compreensão de que a transição energética deixou de ser uma tendência e passou a ser uma responsabilidade coletiva.

Related Posts

Most Popular